Projeto na Faculdade de Farmácia da UFJF prepara alunos para o mercado de trabalho

A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Extensão da UFJF realiza o projeto “Qualidade de Alimentos e Água” no Laboratório de Análise de Alimentos e Água. Ele foi sistematizado no início da década de 90, pois o curso já abrigava o “Laboratório de Química Toxicológica e Bromatológica” desde os anos 60. As atividades realizadas pelo projeto compõem-se de verificações microbiológicas e físico-químicas de águas e alimentos como leites e derivados. O trabalho é oferecido para a comunidade em geral, incluindo pessoas físicas, indústrias de alimentos de grande e pequeno porte, prefeituras municipais, hospitais e farmácias de manipulação.

Um dos laboratórios do projeto.   Foto: Ana Carolina/ Proex

Um dos laboratórios do projeto.
Foto: Ana Carolina/ Proex

Atualmente o projeto dispõe de cinco estudantes bolsistas da modalidade “Apoio Estudantil” da UFJF  e oito estudantes voluntários, além disso, inclui também a colaboração de duas farmacêuticas, um técnico, um auxiliar em administração e quatro professores farmacêuticos da UFJF. O laboratório funciona na Faculdade de Farmácia da UFJF de segunda à sexta-feira de 8:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00.  Já as análises das amostras, sejam de água ou alimentos, são realizadas por agendamento prévio pelo telefone (32) 2102-3804 de segunda à quarta-feira no horário de 8:00 às 12:00.

Análise microscópica dos elementos da água. Foto: Ana Carolina/ Proex

Análise microscópica dos elementos da água.
Foto: Ana Carolina/ Proex

Segundo o técnico farmacêutico responsável pelo projeto, Humberto Moreira Húngaro, a maior demanda atendida são as amostras de águas. O cliente agenda a avaliação pelo telefone e na semana anterior da análise ele precisa ir até o laboratório para buscar os frascos para coleta e recebe um folheto com as instruções de como realizá-la e também informações sobre condições de transporte das amostras. Cada porção que chega recebe um número especifico e são encaminhadas para avaliações que seguem os critérios referentes à qualidade sanitária e adequação aos parâmetros estipulados pelos órgãos do Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura. Todas as análises avaliam a potabilidade da água, ou seja, se está própria para o consumo humano e utilização na elaboração de alimentos. A análise possui o valor de R$104,00 e é destinado a cobrir os custos dos exames.

Os bolsistas do projeto realizam as avaliações sob o acompanhamento dos farmacêuticos responsáveis, além disso, eles aprendem sobre as atividades de rotina de um laboratório de controle de qualidade. Aprendem a realizar o reparo de material para as análises, elaboração de procedimentos operacionais padronizados, controle e armazenamento de reagentes entre outras atividades.

Verificação da  qualidade do leite. Foto: Ana Carolina/ Proex

Verificação da qualidade do leite.
Foto: Ana Carolina/ Proex

Para a coordenadora do projeto Miriam Aparecida de Oliveira Pinto, o contato dos alunos com este tipo de laboratório contribui para a melhor formação na área e melhor preparo para as atividades na área farmacêutica. ”Os bolsistas que passam por aqui, sempre se destacam no mercado de trabalho.” Afirma.

Humberto Moreira ressalta que Juiz de Fora tem contribuído com a formação profissional de estudantes de graduação de diferentes cursos. “Constitui uma oportunidade única dos estudantes realizarem treinamentos em avaliações de controle de qualidade de alimentos e águas e ampliarem sua percepção em relação ao mercado de trabalho, além disso, possibilita melhor postura profissional por meio da prestação de serviço de excelência com resultados confiáveis.”

Outras informações: 2102-3804- Laboratório de Análise de Alimentos e Águas da UFJF.

Siga a Extensão nas redes sociais: Facebook – Twitter