Fechar menu lateral

Fale disponibiliza curso gratuito de “Iniciação à técnica Sufi de girar (meditação dinâmica)”

O Departamento de Letras, apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, dará início, nesse semestre, ao projeto “Iniciação à técnica Sufi de girar (meditação dinâmica)”. O curso se propõe como uma introdução, esperando ser útil às pessoas interessados em dança, no geral, e também aos atuantes (atores e bailarinos) que queiram se utilizar desta técnica de meditação dinâmica como um método eficaz de treinamento e preparação psicofísicos na práxis de cada ofício. Os interessados devem se inscrever gratuitamente até quarta-feira (24) pelo e-mail teresinha.zimbrao@ufjf.edu.br. A carga horária total do curso será de 9h, com três encontros (25/09, 30/10 e 27/11), que acontecerão na Faculdade de Letras (Fale).

Sufi

A técnica do Sufi busca entrar em contato com a fonte da vida

De acordo com a professora Giselle Guilhon, ministrante do curso, “o giro Sufi pode ser compreendido como a arte do equilíbrio da vida. O giro em torno do eixo do próprio corpo é realizado com a perna esquerda firmemente fixada no chão, enquanto a perna direita faz o movimento de impulso. A mão direita volta-se para o alto e a esquerda para baixo. Com a mão direita erguida, capta-se a graça (baraka) dos céus, que é conduzida ao coração (qalb) e, através da mão esquerda, é distribuída ao mundo. O Sama significa estar enraizado na Terra e se esticar para o alto. Isso Significa pertencer, ao mesmo tempo, a este e ao outro mundo. Este é o simbolismo da técnica”.

Assim, conseguir coordenar razoavelmente os pés durante o giro faz-se possível ao sentir o fluxo da energia no corpo. “Essa sensação é parecida com uma respiração constante. Uma vez experimentado esse estado, ele pode ser fixado na memória e ativado a cada giro, e mais tarde também, em outras situações. Essa sensação é muito agradável, mas não tem nada a ver com sentimento, no sentido comum do termo. O processo de aprendizagem inerente a esta prática produz uma sensação de bem-estar e um aumento da energia vital. Praticar o Sama é como entrar em contato com a fonte da vida,” completa a professora Giselle.

 

Outras informações: (32) 2102 – 3150 (Secretaria da Faculdade de Letras)

 

Siga a Proex nas redes sociais: FacebookTwitter