Valadares: Projeto oferece ações educativas sobre apneia obstrutiva do sono e tratamento para o ronco

Projeto está na fase de capacitação dos bolsistas (Foto: Roberta Passos)

Conscientizar a população sobre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), uma parada respiratória provocada pela compressão das paredes da faringe, e oferecer tratamento para o ronco. Esses são os principais objetivos do projeto de extensão “Educação e tratamento para pacientes com o ronco em Governador Valadares”.

A ação é coordenada pela professora do curso de Odontologia do campus avançado, Roberta Passos. “Queremos melhorar a qualidade de vida desses pacientes e diminuir as complicações posteriores, como a hipertensão arterial sistêmica, infarto e alterações de personalidades e memória.” Além da docente, quatro estudantes integram a iniciativa.

Criada em junho deste ano, a ação está na fase de capacitação dos bolsistas. Essa etapa é dividida em seis módulos semanais, nos quais são debatidos diferentes temas como histórico do sono, bases neurais, fisiologia e classificação dos distúrbios do sono. A coordenadora explica que essa área da Odontologia não é abordada durante a graduação. “A capacitação é a única forma de os acadêmicos adquirirem esse conhecimento científico e, assim, poderem atuar de forma eficiente junto à população.”

Segundo Roberta, projeto buscará reduzir as complicações posteriores ao ronco

Após essa etapa, serão realizadas palestras, oficinas e rodas de discussão com a comunidade e em escolas de Governador Valadares. Além disso, as atividades serão desenvolvidas em empresas, durante as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), e companhias de ônibus, nas quais os profissionais sofrem de sonolência diurna causada em decorrência do ronco.

A expectativa é de que o projeto consiga atender até 400 pessoas, quando as clínicas já estiverem em funcionamento. Os interessados em participar devem entrar em contato com a coordenadora pelo e-mail roberta.passos@ufjf.edu.br.

Proext
A partir de 2014, a iniciativa contará com financiamento do Programa de Extensão Universitária (Proext) do Ministério da Educação. A ação foi uma das quatro da UFJF contempladas com recurso. Serão investidos R$ 49.980,30 na aquisição de materiais permanentes e de consumo necessários para o desenvolvimento das atividades.

Outras informações: roberta.passos@ufjf.edu.br