Projeto elabora dicionário interativo para auxiliar alunos e profissionais de medicina

7Tendo em vista as especificidades e as necessidades de aprendizagem da neuroanatomia e áreas afins, foi criado o projeto “Elaboração de um dicionário interativo de neuroanatomia funcional: material didático complementar aos estudos teóricos e práticos”, desenvolvido no campus avançado da UFJF em Governador Valadares. A iniciativa, voltada para alunos e professores da área de saúde, consiste na criação de um dicionário interativo, em formato de CD-ROM, de termos e estruturas neuroanatômicas, moldado a partir de recursos digitais.

Coordenado pela professora da Faculdade de Medicina, Luciana Hoffert, o projeto tem o objetivo de incentivar e orientar a aprendizagem dos alunos nos estudos teóricos e práticos da anatomia e neuroanatomia humana, ramo da anatomia que estuda a organização anatômica do sistema nervoso. Para Luciana, essa nova ferramenta permitirá que os alunos tenham melhor entendimento acerca da disciplina. “O uso do dicionário permite a abordagem mais completa e apropriada do conteúdo para o contexto profissional dos estudantes, além de tornar o estudo mais interessante para eles.”

A iniciativa
A iniciativa busca orientar o estudo teórico, os estudos dirigidos, a resolução de exercícios e a discussão de casos clínicos nos horários de estudo com os monitores. Segundo a coordenadora, essas práticas são mais eficazes no aprendizado aplicado à clínica. “O dicionário interativo busca contribuir para a melhoria do ensino, por meio da confecção de material didático, complementar aos estudos teóricos e práticos, e da confecção de roteiro de aulas práticas para facilitar e guiar o estudo do conteúdo.”

Bolsistas auxiliam na confecção de dicionário interativo

Bolsistas auxiliam na confecção de dicionário interativo (Foto: Divulgação)

Segundo a coordenadora, o projeto também pretende criar registro fotográfico e esquemático das peças anatômicas a fim de preservar os materiais disponíveis nos laboratórios e possibilitar maior acesso aos discentes dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “Dessa forma, esses profissionais terão a possibilidade de dinamizar o estudo individual ou coletivo, que permitirá que o estudante torne-se ator do processo de aprendizagem, ao invés de ser apenas receptor passivo de informações.”

A estudante do Curso de Medicina e bolsista do projeto, Carolina Oliveira, ressalta que o dicionário possibilitará a expansão do conhecimento das pessoas interessadas em anatomia. “Essa ferramenta ampliará o aprendizado e ainda ajudará outros estudantes ou profissionais da área a compreender melhor o tema.”

Dicionário
A equipe, composta por três alunos do Curso de Medicina, trabalha na confecção do dicionário, que tem etapas mensais definidas de acordo com cronograma próprio, durante o período de um ano. Em sua primeira versão, o projeto apresentará também casos clínicos relacionados às diversas áreas da neurologia que possibilitarão ao aluno a consolidação do conteúdo, por meio de exemplos práticos.

O bolsista e estudante do Curso de Medicina, Stanley Sperandio, acredita que o trabalho é de suma importância para que alunos e professores tenham conhecimento sobre os recentes avanços no estudo do sistema nervoso. “Até o momento, não existia nenhum
trabalho semelhante que cumprisse essa demanda. O dicionário será muito relevante para a compreensão do corpo humano.” A distribuição do formato final será realizada em parceria com a Editora da UFJF, por meio impresso e digital. Futuramente, o material poderá ser lançado como livro didático.