Fechar menu lateral

Espaço sideral é apresentado de forma lúdica e participativa no Centro de Ciências

Planetário realiza sessões temáticas de cerca de 30 minutos adaptadas às diferentes faixas etárias

Planetário realiza sessões temáticas de cerca de 30 minutos adaptadas às diferentes faixas etárias (Foto: Vívia Lima/Proex)

A história nos comprova que a astronomia sempre exerceu fascínio entre diferentes civilizações, seja por curiosidade, interesse científico ou cultural, ou ainda estudos acadêmicos. Com a intenção de aproximar a população da astronomia, o diretor do Centro de Ciências da UFJF, Elói Teixeira César, em parceria com o professor Cláudio Henrique da Silva, ambos do Departamento de Ciências Naturais do Colégio de Aplicação João XXIII, idealizaram o projeto “Astronomia em Juiz de Fora”.

O Centro de Ciências foi inaugurado em agosto de 2006, inicialmente, como atividades de laboratório. Na ocasião, o espaço começou como uma proposta de ser um local para divulgação da ciência com atividades integradas às áreas de física e química. No ano seguinte, Cláudio Henrique entrou para a equipe e deu início aos trabalhos astronômicos do Centro. No mesmo ano, o grupo recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e adquiriu materiais como o planetário inflável, a tabela periódica e o jardim dos sentidos e, posteriormente, o telescópio.

Visitas

Alunos de diversas instituições de ensino têm a oportunidade de conhecer os astros de perto

Alunos de diversas instituições de ensino têm a oportunidade de conhecer os astros de perto (Foto: Vívia Lima/Proex)

Segundo Elói, com a chegada do planetário, o interesse pelo Centro de Ciências aumentou e o local passou a ser visitado constantemente. “Atualmente, o planetário é nosso carro-chefe. Ele fomenta o interesse pela ciência desde as crianças aos adultos e proporciona conhecimento por essa área nem sempre explorada nas salas de aula.”

Nas visitas, o público tem a possibilidade de conhecer a lua, as estrelas, as galáxias e os astros de forma lúdica. O Centro possui um planetário insuflável, que projeta o céu no ambiente e permite aos espectadores observarem o movimento de rotação da Terra e viajarem pelo espaço sideral. As sessões temáticas duram cerca de 30 minutos e são adaptadas às diferentes faixas etárias.

Uma das instituições de ensino que visitou recentemente o espaço foi a Escola Estadual Teodoro Coelho, do bairro Jóquei Clube. Para o aluno do sétimo ano do ensino fundamental, João Lucas, conhecer o planetário foi uma experiência diferente. “Até então, só conhecia os astros pelos livros didáticos”, conta. Já o estudante do sexto ano, Leonardo da Silva, visitou pela primeira vez o planetário. “Gostei muito de vir aqui e poder observar o céu de uma maneira diferente.”

O projeto também desenvolve atividades destinadas aos professores da rede pública. Segundo Silva, a astronomia é interdisciplinar e desperta o interesse por outras áreas da ciência, porém sofre com defasagem de informações tanto nas escolas como na academia. “Muitos professores não têm na graduação o ensino sobre essa ciência. Na tentativa de diminuir esse déficit, o Centro de Ciências oferece anualmente aos professores curso de capacitação.”

Experiência

Elói Teixeira César: “O planetário fomenta o interesse pela ciência desde as crianças aos adultos e proporciona conhecimento por essa área nem sempre explorada nas salas de aula”

Elói Teixeira César: “O planetário desperta o interesse pela ciência de crianças e adultos e proporciona conhecimento por essa área nem sempre explorada nas salas de aula” (Foto: Vívia Lima/Proex)

A astronomia despertou a atenção da estudante Franciele Theodoro. Ao fazer uma visita ao Centro de Ciências, enquanto se preparava para prestar vestibular para o curso de farmácia, ela se interessou pelo tema e resolveu trocar a área de saúde pela de exatas. “Na época, conheci o projeto e gostei bastante. Então, procurei o professor Elói, me tornei voluntária e resolvi ingressar no curso de química da UFJF”, diz Franciele, atualmente bolsista da iniciativa.

O bolsista Augusto Rezende, estudante do primeiro período de Engenharia de Produção, conta que sua maior satisfação em participar do projeto é despertar nas crianças o interesse pela ciência. “Quando elas, ou até mesmo os adultos, fazem questionamentos, sinto que conseguimos despertar a atenção delas pela astronomia com a apresentação feita por nós. Isso é gratificante.”

O Centro de Ciências da UFJF recebe anualmente 15 mil pessoas de Juiz de Fora e região. As visitas ao planetário e aos demais projetos desenvolvidos no local devem ser agendadas pelo telefone (32) 3229-7606 ou 3229-5922. Há também a possibilidade de levar o planetário para outros lugares, desde que seja solicitado à equipe do projeto.

Outras informações: www.ufjf.br/centrodeciencias