Fechar menu lateral

Qualidade de vida da população idosa é foco de iniciativa em Valadares

Ações educativas oferecidas aos idosos integram o projeto (Foto: Divulgação)

Ações educativas oferecidas aos idosos integram o projeto (Foto: Divulgação)

Reconhecer as necessidades e as especificidades dos idosos, direcionar práticas para a promoção da saúde e melhorar a qualidade de vida da terceira idade. Esses são os objetivos do recém-criado projeto “Atenção preventiva em saúde dos idosos”, que está sendo desenvolvido no campus de Governador Valadares e é coordenado pelas professoras da área de saúde Luciana Calábria  e Lina Faria.

A população idosa cresce a cada ano, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2011, o número de idosos na cidade saltou para 30.780, o que corresponde a 11,7% do total de habitantes, representando aumento de dois pontos percentuais em 11 anos e uma média de 850 novos idosos a cada ano.

Para que a condição de vida da população melhore e na tentativa de desmistificar a ideia de que envelhecer significa adoecer, as coordenadoras do projeto ressaltam que, muito mais que trabalhar suas habilidades, o cuidado e a prevenção são essenciais para os idosos, cuja expectativa de vida aumentou nos últimos anos. “Cuidar deles significa lidar com suas necessidades de socialização, oferecer apoio nutricional, odontológico e fisioterapêutico, e orientá-los na prevenção de doenças.”

Com o passar dos anos, os indivíduos perdem sua capacidade regenerativa e algumas habilidades, têm suas funções neurológicas diminuídas e apresentam mudanças físicas e emocionais que expõem sua saúde a perigo, limitando suas funções. Para isso, avaliações são realizadas nos idosos atendidos pelo projeto, a fim de potencializar a metodologia de trabalho. Segundo Luciana, “a busca da qualidade de vida é tão importante quanto a avaliação da condição clínica e serve como importante subsídio para o desenvolvimento de intervenções mais sensíveis e eficazes.”

A iniciativa

Primeira etapa consiste em entrevistas com os idosos participantes (Foto: Divulgação)

Primeira etapa consiste em entrevistas com os idosos participantes (Foto: Divulgação)

A ação extensionista tem como público-alvo idosos entre 60 e 90 anos. Inicialmente, estão sendo realizadas entrevistas individuais e em grupo com os assistidos, em busca de indicativos sobre seus hábitos, bem como suas expectativas. Na próxima etapa, a equipe do projeto promoverá ações educativas semanalmente, como palestras, oficinas e atividades físicas na tentativa de concretizar um espaço interdisciplinar e de conscientizar esse público que práticas como prevenção e esclarecimento de doenças, hábito alimentar saudável e de higiene bucal são importantes para a melhoria da qualidade de vida.

Segundo Luciana, a iniciativa atenderá inicialmente 86 pessoas. A equipe interdisciplinar é composta por 17 estudantes e seis docentes, dos cursos de medicina, odontologia, fisioterapia, nutrição e farmácia, além de colaboradores externos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e da unidade local do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc-MG).

Experiência

Equipe de professores, alunos e profissionais busca promover qualidade de vida entre idosos (Foto: Divulgação)

Equipe de professores, alunos e profissionais busca promover qualidade de vida entre idosos (Foto: Divulgação)

Para a estudante de Medicina, Fernanda Ribeiro, trabalhar com idosos é importante para sua carreira acadêmica. “O Brasil está passando por uma transição demográfica e em poucas décadas a faixa etária dos idosos será um segmento numeroso. Por isso, pesquisas ou ações que busquem melhorar a qualidade de vida dos idosos é de grande importância.”

O público-alvo da iniciativa foi um dos atrativos que despertou o interesse da estudante de Medicina, Olívia Alves. “Tenho afinidade para trabalhar com idosos. Junto a isso, fui motivada pela oportunidade de ver em um ângulo diferente o ensino passado em sala de aula. Além disso, vejo a iniciativa como a primeira forma de contato direto com a medicina, aquela que ultrapassa os limites dos livros e fornece uma gama de oportunidades, que vão desde o ato de pesquisar até a chance de ser útil para a comunidade.”

Já a acadêmica do curso de Nutrição, Laís Santos destaca o impacto da ação para os idosos e a sociedade do município. Com o projeto, “podemos levar a toda a família ou amigos dicas de uma vida saudável e disposta, além de ensinarmos como chegar à terceira idade lidando de maneira adequada com os problemas relacionados à saúde”. 

Equipe de docentes:

– Lina Rodrigues Faria (Departamento de Medicina/Fisioterapia)
– Luciana Karen Calábria (Departamento Básico – Área Saúde)
– Reggiane Vilela Gonçalves (Departamento Básico – Área Saúde)
– Maria Cristina Albuquerque (Departamento de Nutrição)
– Pollyanna Costa Cardoso Pires (Departamento de Nutrição)
– Roberta Passos Espírito Santo (Departamento de Odontologia)