24 estudantes recebem diplomas do Programa Boa Vizinhança

Ao todo, foram entregues 24 certificados para alunos das modalidades inglês e espanhol

No último sábado (18), 24 alunos concluíram o terceiro módulo dos cursos básicos de língua estrangeira do Programa Boa Vizinhança, oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Faculdade de Letras (Fale). Foram entregues 10 certificados para estudantes de inglês e 14 para os da modalidade espanhol. A cerimônia foi realizada no Anfiteatro das Pró-reitorias e contou com a presença da coordenadora do curso de inglês, Marta Cristina da Silva, e das bolsistas das turmas concluintes, Juliana Marino e Aline Gomes.

Para Marta, a formatura de mais uma turma representa a realização de um esforço conjunto. “Dos estudantes que são, na sua grande maioria, pessoas que trabalham na semana inteira e tem o comprometimento de estar aqui aos sábados. Dos bolsistas, que são orientados pelos professores da Faculdade de Letras, e também dos funcionários, que estão envolvidos nas atividades.” Ela completa que o número de formandos era maior, mas com a mudança do calendário acadêmico por conta da greve, alguns alunos preferiram recomeçar no outro semestre. “O projeto permite que as pessoas tenham acesso ao conhecimento que é produzido no campus universitário. A Universidade tem que cumprir o papel de se abrir para sociedade”, destaca.

Aprendizado

Estudantes receberam os certificados pelas mãos dos professores e da coordenadora do projeto (Foto: Laís Machado/Proex)

O programa Boa Vizinhança foi criado em 2004 e já beneficiou 900 pessoas. A ação tem como objetivo oferecer qualificação à comunidade externa por meio do primeiro contato com uma língua estrangeira.

O auxiliar administrativo Josemar Fernandes, 35, concluiu o terceiro módulo de espanhol e pretende dar continuidade aos estudos em um curso mais avançado. “A oportunidade foi válida, pois sempre gostei da língua espanhola e escuto músicas latinas. Com o programa, tive a chance de adquirir novos conhecimentos”, destaca.

Já para a estudante Pâmela Ramalho, 24, o curso de inglês é uma oportunidade para as pessoas que não têm condições de pagar as aulas. “Temos a chance de aperfeiçoar o inglês que aprendemos no colégio. Além disso, a ação proporcionou conhecer novas pessoas e também a troca de experiências.”

Prática acadêmica
O programa também é uma forma de auxiliar a formação acadêmica dos alunos do curso de Letras, como ressalta a bolsista do módulo de espanhol, Juliana Marino, que acompanhou os alunos durante todo o curso. “Aprendi como trabalhar a língua e estudei mais o idioma para ensinar”. Já para a bolsista do curso de inglês, Aline Gomes, a iniciativa é importante, pois promove uma troca de experiência com os alunos. “Aprendemos com eles e adaptamos nossas aulas para a necessidade de cada um, e com isso, adquirimos novos conhecimentos para atuar como professoras.”