Fechar menu lateral

Intecoop promove I Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora

Com o objetivo de discutir as questões sociais e a importância da cidadania no Brasil será realizado, no dia 17 de maio, às 13h, o I Seminário de Inclusão Social e Cidadania de Juiz de Fora no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). O evento é coordenado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF)  com apoio do site de classificados gratuitos Viverjf.com.

Com o tema “Inclusão Social e Cidadania: Seus Aspectos de Transformação da Sociedade no Século XXI”, o evento abordará questões como a inserção social de portadores de deficiência física e egressos do sistema prisional, importância das rádios comunitárias e prevenção da criminalidade. As palestras serão ministradas por especialistas no assunto, lideranças comunitárias, executivos e demais formadores de opinião.

Público alvo

Para o professor Petrônio Barros, o evento promove a discussão da  cidadania de indivíduos marginalizados pela sociedade (Foto: Tatiane Oliveira)

O seminário é destinado a profissionais ligados a inclusão social, estudantes e pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Segundo o coordenador da Inteccop, professor da Faculdade de Enfermagem Petrônio Barros, o evento tem a finalidade de discutir a inclusão social sob a ótica da economia solidária que proporciona ao indivíduo independência perante à sociedade. “A economia solidária possibilita o surgimento de um ator social formado por trabalhadores, pessoas de baixa renda ou que são de alguma forma marginalizadas. Dessa maneira, elas terão condições de retornarem ao contexto da sociedade”.

Segundo o diretor geral do Viverjf e um dos organizadores do evento, Marcel Aziz Iunes, a iniciativa fornecerá à sociedade, de forma geral, informações qualificadas com debates de ideias sobre inclusão social, cidadania e demais temas correlatos por meio de análises de contextos sociais e identificação de novas tendências. “O evento tem como objetivo ajudar o Brasil a ser um lugar de debate sobre o tema, seja daqueles em situação de risco, vulnerabilidade, com deficiência ou pessoas simplesmente diferentes.” O evento é aberto ao público e os interessados em receber certificado emitido pela Proex devem realizar as inscrições gratuitas por meio de formulário.

Confira programação completa.

Outras informações: (32) 2102-3971 (Proex) ou (32) 2102-3397 (Intecoop)