Ações de extensão da UFJF crescem e alcançam público de 600 mil pessoas

Seiscentos mil. Esse foi o número de pessoas beneficiadas por ações extensionistas da Universidade Federal de Juiz de Fora em 2012. O valor representa um crescimento de 20% se comparado ao ano anterior. A extensão chega ao fim de 2012 com 391 projetos institucionalizados, 30% a mais que em janeiro. Consequentemente, o número de estudantes envolvidos com ações em benefício da comunidade cresceu. São oferecidas 550 bolsas de extensão, que permitem aos acadêmicos colocarem em prática o conteúdo visto em sala de aula.

Para estimular o crescimento da extensão de forma organizada, foram realizadas reuniões com as direções das unidades acadêmicas. Além disso, está sendo promovido o Ciclo de Reuniões por Áreas Temáticas, que será encerrado no mês de janeiro. Com assessoria técnica da professora Marilene Sansão, a iniciativa busca promover o diálogo entre docentes e escolher coordenações, que irão trabalhar em prol da criação de novos projetos, cursos e eventos nas oito áreas da extensão universitária.

A relação da Universidade com outras instituições tem sido ampliada a cada ano. Existem mais de 1300 convênios em vigor na instituição, que permitem o oferecimento de estágios, ações de cooperação e o desenvolvimento de projetos. A extensão ampliou suas ações com parceiros externos, totalizando 61 instituições, dentre elas 15 prefeituras. Juiz de Fora, Além Paraíba, Carangola, Ewbank da Câmara, Rio Preto e Seritinga são alguns exemplos de municípios que recebem atividades extensionistas da UFJF.

Captação de recursos

Seminário promovido pela Proex reuniu docentes interessados em captar recursos (Foto: Arquivo Proex)

Os números também foram positivos em relação aos recursos investidos na extensão em 2012. A Universidade apresentou seu melhor resultado nos editais de financiamento. No Programa de Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação, sete iniciativas foram contempladas com recursos que ultrapassaram R$ 600 mil. Já no edital de incentivo a projetos de extensão em interface com a pesquisa, da Fapemig, quatro iniciativas foram selecionadas, número recorde. Outro destaque foi o projeto coordenado pela professora Cristina Bezerra, da Faculdade de Serviço Social. A iniciativa “Comunicação e Juventude no Campo: as inovações tecnológicas no cotidiano de jovens do assentamento Olga Benário”, desenvolvido em Visconde do Rio Branco (MG), foi contemplado pelo Ministério das Comunicações com investimento de cerca de R$ 140 mil.

Para a pró-reitora adjunta de extensão, professora Maria Lúcia Polisseni, o bom resultado é consequência de ações de estímulo e apoio aos docentes, como as reuniões sobre gerenciamento de recursos do Proext e o I Seminário de Captação de Recursos para Projetos de Extensão, promovido em março. “Daremos continuidade em 2013 a essas ações. Realizaremos uma segunda edição do seminário, dessa vez com um minicurso sobre a plataforma Sigproj e com relatos de projetos bem sucedidos em editais de fomento.”

Planos

O desenvolvimento da extensão na Universidade terá continuidade em 2013. Uma das principais metas é ampliar o público, atingindo mais municípios da Zona da Mata e do Vale do Rio Doce. Para isso, está em fase de desenvolvimento o programa “Escola de Governo e Cidadania”, coordenado pelos professores Marta Mendes, do Departamento de Ciências Sociais, e Vicente Riccio, da Faculdade de Direito. Prevista para ser lançada no primeiro semestre, a Escola oferecerá cursos de capacitação, apoio técnico em forma de consultoria e pesquisas e diagnósticos para órgãos públicos, sindicatos, organizações, e sociedade civil.

Segundo Marta, “o programa tem a missão de promover o desenvolvimento dos municípios das duas regiões, que apresentam estagnação e baixo índice de desenvolvimento socioeconômico. Assim, pretendemos fortalecer as instituições públicas nessas cidades. Estamos realizando o diagnóstico para levantar demandas e deficiências”.

Outra iniciativa a ser implementada em 2013 é o Escritório de Gerenciamento de Projetos, uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Assuntos Acadêmicos (Proacad), a Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI) e a Faculdade de Economia. O programa, coordenado pela professora da Faculdade de Economia, Isabel Alvim, irá auxiliar docentes, órgãos públicos e pequenos empresários na elaboração e gerenciamento de projetos, visando à captação de recursos.

A reorganização da extensão na UFJF é outra meta a ser alcançada. Para isso, serão promovidos dois seminários de extensão, um em Juiz de Fora e outro em Governador Valadares, e um da Intecoop, que reunirão docentes e profissionais para discutirem as ações desenvolvidas e definirem regras e rumos para os próximos anos.