Seminário discute captação e gestão de recursos públicos com prefeitos eleitos

Prefeitos eleitos na região discutem gestão e capacitação de recursos (Foto: Lo-Huama Marques/Proex)

Cerca de 120 pessoas participaram do Seminário de Captação e Gestão de Recursos Públicos para Prefeitos Eleitos, realizado na última sexta (30), no Anfiteatro das Pró-reitorias no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encontro foi organizado pelo deputado federal Reginaldo Lopes, com o apoio da UFJF, e contou com a participação de 30 prefeitos, vice-prefeitos e representantes de cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. O evento teve como temas centrais educação, programas oferecidos pelo Governo Federal e política de captação de recursos para municípios.

O vice-reitor da UFJF José Luiz Rezende, presente na mesa de abertura, destacou a importância de a Universidade sediar o evento e ressaltou a neutralidade partidária da instituição que, segundo ele, está aberta a todos. “Os projetos de extensão da UFJF são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios, bem como a parceria entre prefeituras e Universidade. Esse diálogo proporciona o aprendizado para as duas partes. Enquanto a Universidade contribui para os municípios, nossos alunos aprendem com eles.”

O representante da Secretaria de Educação Básica (SEB), Romeu Caputo, palestrou sobre os programas federais do Ministério da Educação (MEC) e os recursos disponíveis. Caputo destacou a importância dos municípios apresentarem suas demandas ao MEC para obterem verbas necessárias à execução de seus projetos. “É preciso haver constante diálogo entre as prefeituras e as instituições de ensino para que as demandas sejam atendidas e os estudantes beneficiados. Os recursos existem, mas é preciso planejamento de projetos para que eles sejam disponibilizados.”

O vice-reitor José Luiz Rezende Pereira destacou a importância dos projetos de extensão no desenvolvimento dos municípios

No seminário, a Universidade apresentou dois programas de extensão, a Escola de Governo e Cidadania e o Escritório de Gerenciamento de Projetos, que auxiliarão na captação de recursos e na capacitação de gestores públicos. A Escola de Governo e Cidadania foi apresentada pelo pró-reitor de extensão, professor Marcelo Dulci, que destacou a importância do projeto no sentido de levar o conhecimento acadêmico aos municípios. “O programa tem o objetivo de auxiliar as prefeituras na capacitação de funcionários públicos e demais instituições da sociedade, favorecendo o diálogo entre os diferentes poderes. Ao mesmo tempo, a Universidade aprenderá com a comunidade dos municípios e irá trazer novos conhecimentos para a academia.”

Para o vereador de Santos Dumont (MG), Labenert Ribeiro, o evento é uma oportunidade em que a UFJF, juntamente com a Câmara dos Deputados, oferece para a sociedade e para os municípios obterem informações que auxiliem na captação de recursos públicos. “O Governo Federal lança constantemente uma série de programas de financiamento e, muitas vezes, por falta de informações e conhecimento, as prefeituras não conseguem captar esses recursos.”

O prefeito eleito em Prados (MG), Maurilio José de Lima, considerou o seminário produtivo para o município e sua gestão. “A discussão proposta no encontro estabelece e fortalece um vínculo com a Universidade e demais órgãos do Governo Federal e Estadual. Isso traz mais conforto e confiança aos municípios”, afirma Lima. Já o prefeito eleito em Ressaquinha (MG), Denilson Alberto da Cruz, ressalta a importância da Escola de Governo e Cidadania, principalmente para os pequenos municípios. “Esse programa é fundamental para nós que estamos à frente de pequenas cidades e temos dificuldades em obter informações suficientes para capacitar nossos profissionais e captar investimentos.”