Projeto Rondon: UFJF oferece oficinas de saúde, direitos humanos e educação à comunidade tocantinense

Comunidade participa de oficina sobre parto normal (Foto: Juliana Machado)

Ações de saúde, direitos humanos e educação. Essas são algumas das atividades que a equipe da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está desenvolvendo na cidade de Colinas do Tocantins (TO) ao longo deste mês. A ação faz parte do Projeto Rondon, desenvolvido pelo Ministério da Defesa.

A semana começou com atividades educativas sobre temas como obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e segurança do trabalho. No domingo (22), os acadêmicos orientaram a população e entregaram cartilhas doadas pelas Faculdades de Medicina e de Odontologia da UFJF. Também foram promovidas oficinas sobre políticas públicas, além de torneios esportivos, como o de futsal.

Acadêmicos da UFJF tiram dúvidas sobre economia financeira (Foto: Juliana Machado)

As ações desenvolvidas no município têm servido de aprendizado para os acadêmicos. Segundo o estudante de Enfermagem, Dionasson Marques, “o Projeto Rondon proporciona profundo aprendizado com trocas de informações e conhecimentos, de acordo com os respectivos temas abordados.” A opinião é compartilhada por Mariana Titonele, aluna de Serviço Social. “Foi um aprendizado que dificilmente teríamos em sala de aula, o qual viabilizou maior crescimento profissional”, conta.

Na terça-feira (24), o grupo focou em atividades voltadas para gestantes e recém-nascidos. Foram realizadas oficinas preventivas de saúde bucal no bairro Santa Rosa. No mesmo dia, a equipe foi subdividida em três pequenos grupos, para atender um maior número de pessoas. Os universitários promoveram oficinas no bairro Santo Antônio, no assentamento NPA, além de atividades esportivas e de saúde específicas para adolescentes.

A violência infantil e o Bullying também foram abordados em uma capacitação realizada pela acadêmica de pedagogia Juliana Fonseca e oferecida aos educadores do Programa Pró-Jovem. Segundo a estudante de Enfermagem, Ana Carolina de Oliveira, o tema foi escolhido de acordo com os índices registrados na cidade. “É imprescindível a realização desta oficina, uma vez que o município de Colinas é marcado pelo alto índice de violência infantil e prostituição.”

Crianças recebem kits de higiene bucal (Foto: Juliana Machado)

Já na última quarta (25), a preservação ambiental foi trabalhada com as crianças. A oficina “Educação Ambiental” procurou apresentar o tema sustentabilidade de forma lúdica, por meio do desenvolvimento de uma peça teatral, acompanhada por uma paródia. Novas atividades culturais e de saúde também foram executadas com temas como conhecimento, linguagem e cultura, saúde da mulher, aleitamento materno e primeiros socorros. Encerrando o dia, os rondonistas da UFJF promoveram oficinas destinadas aos funcionários do hospital municipal, com abordagens sobre higienização dos alimentos e humanização e acolhimento.

O grupo coordenado pelos professores Marli Salvador, da Faculdade de Enfermagem, e Guilherme Trópia, da Faculdade de Educação, chegou ao município de Colinas no último dia 17. Deste então, a equipe realizou atividades esportivas e oficinas de saúde bucal e higiene e de cantigas de roda com crianças entre 6 e 12 anos. Já para os adultos, as atividades abordaram variados assuntos como parto normal, aleitamento materno, sexualidade, trabalho e violência infantil. Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de conhecer o assentamento Nova Esperança, no qual vivem sete famílias. Lá, eles realizaram ações educativas. A equipe acadêmica da Universidade permanecerá no município até o dia 29 de julho, quando serão encerradas as atividades da Operação Capim Dourado.

Confira a galeria de fotos em nosso perfil no Facebook.