Fechar menu lateral

Equipe da UFJF realiza série de encontros com a população de Governador Valadares

Pró-reitores da UFJF esclarecem dúvidas da população local sobre a Universidade (Foto: Guilherme Fernandes/Proex)

Com o objetivo de explicar o impacto do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Governador Valadares e ouvir as demandas da população local, profissionais da UFJF realizam uma série de encontros com a comunidade e com lideranças de movimentos sociais, religiosos e políticos. O grupo, formado pelos pró-reitores de assuntos acadêmicos Flávio Takakura, de extensão Marcelo Dulci, e de assuntos estudantis Maria Elizabete de Oliveira, pelo diretor da Faculdade de Odontologia, Antônio Márcio Resende do Carmo, e pela Gerente do Escritório de Gerenciamento de Projetos, Kahan Monteiro, iniciaram suas atividades na noite da última sexta-feira (18).

O primeiro encontro foi realizado na Escola João XXIII, no bairro Pérola. Visando à apresentação da UFJF, foi exibido o vídeo institucional e, em seguida, os representantes da Universidade e autoridades locais abordaram o impacto do campus avançado para o desenvolvimento da região do Vale do Rio Doce. A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, destacou a importância econômica e cultural da vinda da UFJF para a cidade. “Estamos todos nós muito felizes com a implantação do campus.”

Prefeita Elisa Costa destacou a importância da implantação do campus para o município (Foto: Guilherme Fernandes/Proex)

O pró-reitor de Extensão Marcelo Dulci destacou que os projetos de extensão da UFJF alcançam mais de 500 mil pessoas em Juiz de Fora e região e que, aos poucos, as iniciativas também serão implementadas na região. “É um compromisso social da Universidade com a população”, destacou. A pró-reitora de Assuntos Estudantis Maria Elizabete de Oliveira explicou a organização interna de sua pró-reitoria e os direitos da população com dificuldade sócioeconômica em permanecer na Universidade. Atualmente, existem cinco modalidades de apoio estudantil na UFJF que serão implantados também em Governador Valadares. São elas: auxílio transporte, alimentação, moradia, creche e manutenção.

Já o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos Flávio Takakura destacou as possibilidades de desenvolvimento cultural, artístico e tecnológico que a cidade irá conquistar com o campus universitário, transformando a região em um polo de atração e desenvolvimento do Vale do Rio Doce. O diretor da Faculdade de Odontologia, Antônio Márcio Resende, focou seu discurso no impacto e na importância da Atenção à Saúde Primária Bucal e afirmou que a instituição promoverá uma série de ações de prevenção e de saúde bucal em Governador Valadares. Por fim, a gerente do Escritório de Gerenciamento de Projetos, Kahan Monteiro, explicou o funcionamento de sua gerência e o trabalho que poderá ser executado na região, com o objetivo de acompanhar grupos populares na elaboração de projetos e na captação e gerenciamento de recursos.

Demandas

Representantes de movimentos urbanos lotaram o auditório do Colégio Clóvis Salgado (Foto: Guilherme Fernandes/Proex)

A comunidade presente questionou sobre projetos específicos para a terceira idade e como serão as instalações para atender as turmas antes do término da construção do campus. A equipe explicou que a UFJF desenvolve em Juiz de Fora o programa “Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade” com ações específicas para esse público. Sobre o funcionamento da UFJF no campus avançado de Governador Valadares, foi explicado que, até o campus ser concluído, as atividades serão realizadas no prédio da Faculdade Pitágoras, no centro da cidade.

Já na manhã de sábado (19), os profissionais da UFJF se reuniram com trabalhadores rurais, sindicatos, representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) e campesinos na União Operária de Governador Valadares. Os presentes expuseram a preocupação com o constante crescimento do êxodo rural e a carência de assistência jurídica para os movimentos populares. A equipe explicou que a UFJF pode contribuir com a melhoria da vida no campo, dando apoio tecnológico, como, por exemplo, no uso da energia solar. Além disso, com a criação da Faculdade de Direito na cidade, o “Escritório Escola”, que funciona em Juiz de Fora, também estará presente e poderá auxiliá-los na busca de seus direitos.

Na parte da tarde, o encontro reuniu lideranças de movimentos urbanos. As principais dúvidas foram sobre desenvolvimento de projetos culturais, acessibilidade a pessoas com deficiência ao novo campus e projetos ligados à economia solidária e incubação de cooperativas. Tais projetos já existem em Juiz de Fora e estão previstos para o novo campus.

Ainda nesta semana, a equipe realizará novos encontros com profissionais liberais, entidades e lideranças políticas e religiosas.

Confira abaixo a programação prevista:

Hoje (21/05)
– 16h: Reunião com lideranças políticas (Auditório da Prefeitura)
– 19h: Reunião na escola Teutônio Vilela (Regional Mergulhão)
Amanhã (22/05)

– 18h: Reunião com profissionais de Medicina (Associação Médica)
– 19h30: Reunião na escola Duque de Caxias (Regional Ibituruna)

Quarta (23/05)
– 16h: Reunião com profissionais de Saúde e de Assistência Social da rede pública (Auditório da Prefeitura)
– 19h: Reunião na regional Lourdes (local a definir)