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Projeto “Escola de Informática e Cidadania” seleciona monitores bolsistas e voluntários

As aulas do projeto são ministradas por bolsistas e voluntários

As inscrições para seleção de bolsistas e voluntários para atuarem no projeto “Escola de Informática e Cidadania” (EIC), coordenado pelo professor Tarcísio Lima, se encerram hoje. Podem participar alunos de qualquer curso de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que tenham domínio de informática básica, com o uso do Microsoft Office (Word, PowerPoint, Excel), domínio de Internet e domínio de informática intermediária ou habilidade com surdos (para quem for ministrar para essas turmas).

Os interessados devem enviar e-mail para tarcisio.lima@ufjf.edu.br, contendo arquivo em formato PDF com o histórico escolar da UFJF, informar sua disponibilidade de horário, de pelo menos 12 horas semanais e informações sobre experiências prévias com monitorias ou outras atividades pertinentes aos conteúdos ministrados, numa espécie de mini-currículo, informando também se possui conhecimento do ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Ao todo, esses projetos necessitam de 11 bolsistas e de pelo menos quatro voluntários. O resultado desta seleção será divulgado por e-mail na próxima sexta-feira (2). As atividades terão início na semana do dia 12 de março. Monitores em anos anteriores devem, igualmente, participar deste processo.

A iniciativa

As Escolas de Informática e Cidadania (EICs) são projetos de extensão que têm por objetivo promover a inclusão social e a cidadania por meio da inclusão digital. A cada semestre, cerca de 150 alunos se formam em informática básica. A iniciativa é uma parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com o Comitê para Democratização da Informática (CDInfo).

Esse projeto, até o momento, é realizado em três regiões de Juiz de Fora. A EIC São Vicente de Paulo, localizada no Bairro São Mateus, conta com a parceria da Associação de Caridade de São Vicente de Paulo (ACSVP), onde funciona. Já a EIC Querubins, do Bairro Monte Castelo, tem a parceria da Associação Metodista de Ação Social daquele bairro (AMAS/BMC). E na Cidade Alta, engloba o Projeto Social Caminhos da Informação, em parceira com a Paróquia de São Pedro.

As aulas são ministradas pelos monitores, bolsistas de extensão dos mais variados cursos de graduação da UFJF, assim como voluntários, também alunos de graduação, técnicos administrativos e alunos da pós-graduação. De acordo com Lima, a iniciativa é uma grande oportunidade para os estudantes da UFJF. “Para os bolsistas e voluntários a participação no projeto é uma experiência única, computada com créditos para os alunos dos cursos que participam da flexibilização curricular.”

Conquistas

Para Lima, uma das vantagens de participar do curso é que ele é certificado pela UFJF

No ano de 2011, foi implantada uma nova experiência, de forma piloto, de informática básica para surdos. Bem dentro do espírito de cidadania, esse curso funcionou durante todo o ano, inicialmente com uma única turma, às quartas-feiras à tarde, na EIC São Vicente de Paulo, no bairro São Mateus. De acordo com Lima, os temas abordados são os mesmos das turmas regulares, com a diferença de que esses alunos, além do monitor de informática, tiveram o suporte de técnicos administrativos da UFJF que interpretaram as aulas do Português para Libras e das Libras para o Português.

Em 2011 também foi implantada uma turma de informática intermediária na EIC Cidade Alta, no bairro São Pedro. A ideia da turma foi dar prosseguimento aos conteúdos ministrados na informática básica para aqueles que querem se estender e aprofundar um pouco mais em diferentes temas.

De acordo com o professor Tarcísio Lima, as EICs são um sucesso desde a implantação e recebem grande procura de vagas por parte da comunidade. “Essa iniciativa funciona há oito anos, e durante esse tempo, elas formam turmas a cada seis meses.” O coordenador ainda destaca que, inicialmente, os projetos visavam uma formação básica de informática, mas com a turma para surdos e a turma de informática intermediária, o projeto contribuiu ainda mais para a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Outras informações: 2102-3316