Projeto propõe melhorias na qualidade de vida de pessoas acima dos 50 anos

Exercícios ajudam a previnir perdas funcionais decorrentes da idade, tornando os músculos mais fortes e resistentes

O sedentarismo é apontado como um dos principais fatores responsáveis pelo surgimento de doenças crônicas no país. De acordo com um estudo feito pelo Ministério da Saúde, 23,3 % dos brasileiros são sedentários, sendo que o índice maior está na faixa etária acima dos 65 anos. Com o intuito de mudar essa realidade, a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) em conjunto com a Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolveu um projeto, intitulado de “Musculação e qualidade de vida”.

A iniciativa tem por objetivo promover a prática da atividade física por meio de exercícios resistidos, a fim de prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão, insuficiência cardíaca e arritmias em pessoas acima dos 50 anos.  De acordo com a professora Lilian Pinto, que é uma das coordenadoras do projeto, a ação oferece à comunidade o acesso a um programa de treinamento físico, individualizado e supervisionado, que contribui para a prevenção das perdas funcionais decorrentes da idade.  Já o professor Jeferson Vianna, também coordenador da iniciativa, ressalta que o trabalho integra pesquisa e extensão. “Conseguimos unir a parte teórica e prática. Durante esses meses de funcionamento o que percebemos é que os alunos estão bem inteirados, trabalhando em cima dos resultados adquiridos.”

No total, seis pessoas entre bolsistas e professores, estão envolvidas no programa. A estudante Gabriela Trevizani é formada há cinco anos pela Faculdade de Fisioterapia da UFJF e desenvolve uma pesquisa de Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vinculada ao projeto. Ela conta que o interesse pela temática veio ainda na graduação. “Comecei com uma bolsa de iniciação científica e, com o tempo, fui me aprofundando no assunto. As principais doenças que levam a mortalidade atualmente são as cardiovasculares. Porém o que se percebe é que há poucos estudos relacionados ao efeito dos exercícios no sistema cardiovascular de pessoas de meia-idade e idosos. Este projeto permite o acompanhamento constante dos indivíduos participantes, colaborando ainda mais para uma avaliação completa.”

Os interessados em participar da iniciativa devem comparecer ao setor de “Projetos e Extensão” da Faefid no início de março e efetuar o cadastro. As aulas são ministradas as segundas, quartas e sextas-feiras, de 8h às 10h, na própria faculdade. As vagas são limitadas. Não é necessário o pagamento de nenhuma taxa.

Outras informações: 2102- 3292 (Faculdade de Educação Física e Desportos)