Professoras da UFJF lançam livros que resgatam a história de Juiz de Fora

Livros serão lançados nesta quinta (1) no MAMM

Nesta quinta-feira (1), as professoras do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cláudia Viscardi e Mônica Ribeiro, lançarão dois livros e um DVD, que reúnem diversas pesquisas e textos elaborados por professores e alunos da instituição.

O objetivo do material é revelar novas perspectivas da história de Juiz de Fora para professores e alunos da rede pública de ensino. De acordo com Cláudia, os livros retratam não somente a história local e regional, mas trazem uma reflexão sobre os principais acontecimentos nacionais na cidade. “A partir de um material de informação e pesquisas acumuladas, montamos os livros e o DVD em uma linguagem clara, a fim de diminuir a distância entre a produção acadêmica e a educação prática.”

Professoras Cláudia Viscardi (à esq.) e Mônica Ribeiro lançam livros que serão usados em escolas da cidade

O livro “À margem do caminho novo: experiências populares em Juiz de Fora” é destinado a professores e a membros da comunidade em geral. A publicação é dividida em temas como a exclusão dos grupos de escravos, ciganos e vadios, que, posteriomente, passaram a ser protegidos socialmente, e a  Primeiro República, período em que alguns formatos de resistência foram praticados em Juiz de Fora.

A obra “Vivendo a história: novas pesquisas” é destinada a estudantes do ensino fundamental e médio. Ela retrata a escravidão e a imigração italiana e os dilemas do Império.  Já o DVD “Juiz de Fora: imagens da história” é um instrumento para ser usado em sala de aula nos diferentes níveis de ensino. As imagens retratam as transformações da cidade ao longo do tempo, além de acontecimentos políticos e seus personagens.

De acordo com Cláudia, os livros contribuirão para os professores trabalharem com os alunos assuntos de interesse nacional. O material será doado às bibliotecas e às escolas públicas e, devido ao aumento da tiragem, parte dele vai ser direcionado às escolas particulares. No evento, cem unidades serão disponibilizadas para venda.

O material será lançado nesta quinta (1), às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), localizado na Rua Benjamim Constant 790, Centro.