Projeto “Escola de Informática e Cidadania” cadastra e seleciona bolsistas e voluntários

As aulas do projeto são ministradas por bolsistas e voluntários

O projeto “Escola de Informática e Cidadania” (EIC), coordenado pelo professor Tarcísio Lima, abriu processo de seleção e de cadastro de bolsistas e voluntários interessados em atuar nas três unidades da iniciativa. Podem participar alunos de qualquer curso de graduação da UFJF, que tenham domínio dos aplicativos do Microsoft Office (Word, Power Point e Excel) e de Internet/Web. A seleção atenderá, de imediato, as turmas da EIC Querubins, localizada no bairro Monte Castelo, nos seguintes horários: segundas e terças, das 8h às 11h, e terças e quintas, das 19h às 21h. Também haverá cadastro de alunos interessados em ministrar cursos em qualquer uma das três escolas no ano de 2012.

Para se inscrever, o interessado deve enviar e-mail para tarcisio.lima@ufjf.edu.br, até esta sexta-feira (30), contendo histórico escolar em PDF, disponibilidade de horário de, pelo menos, 12 horas semanais e informações sobre experiências prévias com monitorias ou outras atividades pertinentes ao conteúdo a ser ministrado, numa espécie de mini-currículo. O valor da bolsa é de R$ 240. Atualmente, o projeto conta com 11 bolsistas e 5 voluntários.

A iniciativa

Segundo Lima, a participação no projeto é uma experiência importante para o currículos dos bolsistas e voluntários

As Escolas de Informática e Cidadania (EICs) são projetos de extensão que têm por objetivo promover a inclusão social e a cidadania por meio da inclusão digital. A cada semestre, cerca de 200 alunos se formam em informática básica. A iniciativa é uma parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com o Comitê para Democratização da Informática (CDInfo). A EIC São Vicente de Paulo, localizada no Bairro São Mateus, conta com a parceria da Associação de Caridade de São Vicente de Paulo (ACSVP), onde funciona. Já a EIC Querubins, do Bairro Monte Castelo, mantém parceria com a Associação Metodista de Ação Social daquele bairro (AMAS/BMC). Já na Cidade Alta, a ação engloba o projeto social Caminhos da Informação, em parceira com a Paróquia de São Pedro.

De acordo com Tarcísio Lima, a iniciativa é uma grande oportunidade para os estudantes da UFJF. “Para os bolsistas e voluntários a participação no projeto é uma experiência única, computada com créditos para os alunos dos cursos que participam da flexibilização curricular.”

Outras informações: 2102-3316