Fechar menu lateral

Programa Boa Vizinhança entrega 28 certificados aos alunos concluintes

Neste semestre, 28 alunos receberam certificado do Programa Boa Vizinhança

No último sábado (9), 28 alunos concluíram o terceiro módulo dos cursos básicos de línguas estrangeiras do Programa Boa Vizinhança, oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) em parceria com a Faculdade de Letras (Fale). A cerimônia foi realizada no auditório da Fale, onde estiveram presentes a coordenadora do curso de espanhol, Ana Beatriz Gonçalves, e as bolsistas das duas turmas concluintes, Bianca Muniz e Juliana Marino. A novidade neste semestre foi a formatura da primeira turma do curso de espanhol. “Espero que seja a primeira turma de muitas, já que a procura tem sido grande. É um orgulho ver os alunos formando no programa Boa Vizinhança. Sou apaixonada pelo projeto”, diz Ana Beatriz.

Saulo Ramos fez parte da primeira turma de espanhol formada no Programa

O aluno Paulo Henrique Pereira, que iniciou a modalidade espanhol no início de 2010, acredita que o curso abrirá novas oportunidades. “Achei o curso muito bom. Irá ajudar muito no concorrido mercado de trabalho, já que é uma experiência a mais no meu currículo. Fico feliz de ter feito parte da primeira turma de espanhol.” A opinião é compartilhada pelo colega de turma Saulo Ramos, que conheceu o Boa Vizinhança por meio da imprensa. “Quando fiquei sabendo que a UFJF abriria o curso, eu não pensei duas vezes em me inscrever. As aulas foram ótimas. Espero que a Universidade continue dando oportunidade para as pessoas interessadas em aprender novas línguas.”

A prática da sala de aula

Para Juliana, dar aula a dois deficientes visuais foi um grande aprendizado

Além de oferecer qualificação à comunidade, o Programa Boa Vizinhança também tem importância para a formação acadêmica dos alunos do curso de Letras, como aponta Juliana Marino, bolsista do curso de espanhol. “Ajudou muito na minha formação. No início, eu ficava tímida dentro de sala de aula. No final, a turma ficou bastante homogênea, contribuindo para o meu desenvolvimento. Além disso, tive a oportunidade de lidar com dois alunos deficientes visuais, o que é muito gratificante.” A aluna Dilma Rosa de Jesus, deficiente visual acompanhada pela Associação dos Cegos, conta que gostou das atividades propostas dentro de sala de aula. “O curso foi ótimo, poderia durar até mais tempo. A professora era muito dedicada e me apoiou o tempo inteiro. Eu quero continuar aprendendo mais.”

Alunas do curso de inglês ao lado da bolsista Bianca Muniz (à direita)

Ao todo, 17 estudantes receberam o certificado do curso básico de língua espanhola, enquanto outros 11 alunos concluíram a modalidade inglês. É o caso de Viviane Figueiredo, que pretende dar continuidade aos estudos da língua inglesa. “O curso me surpreendeu muito. Antes de me inscrever, alguns diziam que as aulas eram muito básicas, mas constatei o contrário. A nossa professora é excelente, nunca deixou de dar conteúdo e tem uma didática muito boa. Agora, espero dar continuidade ao que aprendi aqui.” A evolução dos participantes foi um dos fatores que mais motivou os professores durante os três semestres. “É muito gratificante ver a evolução dos alunos durante as aulas. No início, eles estavam todos tímidos. Agora, os vejo colocando em prática o idioma nas conversas”, diz Bianca Muniz, bolsista do curso de inglês.