Projeto prepara alunos para os desafios do esporte e da vida

Estudantes treinando diferentes modalidades esportivas no ginásio do Colégio João XXIII

O esporte é importante na formação de adolescentes e crianças. Por meio dele, esses jovens cidadãos aprendem a respeitar os colegas, a lidar com as derrotas que enfrentarão ao longo da vida e com a competitividade que o mundo apresenta atualmente. Pensando nisso, o professor do Colégio de Aplicação João XXIII, Paulo Roberto Oliveira, criou o projeto de extensão “Preparação para a competição esportiva na escola”.

A iniciativa é oferecida para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio e para jovens da comunidade. As atividades são realizadas no ginásio poliesportivo do colégio e desenvolvidas com equipes de diferentes faixas etárias nas modalidades futsal, vôlei e handebol. “A proposta é reunir cada turma uma vez por semana e complementar esses encontros com eventos esportivos do colégio e da cidade”, afirma Oliveira.

O importante é competir

Paulo Roberto Oliveira: “Nosso objetivo é passar os valores éticos e morais por meio do esporte”

Segundo o professor, “a ação tem o objetivo de incentivar o surgimento de talentos e formar equipes que possam representar o colégio, mas, sobretudo, transmitir a esses jovens valores éticos e morais que se sobreponham a busca pela vitória”. Durante as atividades, os alunos aprendem que o importante é competir. “No projeto, nós não os preparamos apenas para as possíveis vitórias. A partir do momento em que ele treina já está se preparando para os desafios da vida.”

Para o bolsista Diego, as atividades estimulam o respeito entre os adolescentes

Para o bolsista Diego de Almeida, as atividades mostram a importância do respeito entre os colegas e do trabalho em equipe. “Além de fazer bem para a saúde, o esporte é fundamental para o crescimento pessoal desses jovens. Ocupar o tempo estimula a criatividade e a inteligência deles.” O estudante ainda ressalta a contribuição do projeto para a sua vida acadêmica e profissional. “Gosto muito da oportunidade de trabalhar com crianças e jovens de diversas idades. Seria impossível aprender na sala de aula o que eu aprendo no João XXIII. Esse projeto é um excelente laboratório de ensino.”

Pequenos esportistas

De acordo com Oliveira, o esporte estimula a imaginação dessa faixa etária. “Nessa idade, eles querem vivenciar o papel dos ídolos. No imaginário, eles são atletas como os que veem nos grandes campeonatos pela TV.” O professor também destaca a importância da atividade esportiva nos relacionamentos interpessoais, na convivência com os familiares e nos estudos. “O esporte ajuda a fazer amigos e a respeitar a integridade física dos companheiros e a autoridade dos pais e dos professores. Além disso, disciplina o aluno nas atividades intelectuais desempenhadas na escola.”

Larissa pratica vôlei no projeto desenvolvido no João XXIII

Segundo o estudante Bruno Rodrigues, 11 anos, o projeto é uma oportunidade de fazer novos amigos. “Gosto bastante de futsal. É uma atividade física muito legal, que me dá mais disposição no dia a dia.” Já para Larissa do Nascimento, 14 anos, a prática do vôlei é muito interessante. “Nos treinos, aprendemos os fundamentos, os exercícios e temos uma atividade extra e prazerosa, além das aulas comuns.” A aluna Jade de Paula, 14 anos, vê o projeto como oportunidade de praticar um esporte que desenvolve habilidades corporais e trabalha os músculos. “O handebol é muito divertido, mexe com todas as partes do corpo. Quando jogo, relaxo a mente e interajo com minhas colegas.”