Colégio João XXIII oferece ginástica artística às crianças

Crianças se divertem na cama elástica

Não é apenas dentro do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que são realizadas ações extensionistas. O Colégio de Aplicação João XXIII também oferece projetos de extensão, sobretudo na área de educação física, em atividades como natação, judô e dança. Uma das ações de destaque é a “Iniciação à Ginástica Artística”, oferecida para os alunos do colégio e para crianças de comunidades vizinhas.

Um esporte completo

Roseane Mendes: A ginástica artística traz para o universo da criança uma série de benefícios para sua vida

Por meio de uma estrutura montada especialmente para a prática da modalidade, crianças de 6 a 12 anos têm a oportunidade de vivenciar um esporte pouco explorado, principalmente nas escolas. Segundo a coordenadora do projeto, professora Roseana Mendes, é fundamental oferecer uma ação que desenvolva o potencial das crianças, tanto em termos corporais como em suas atividades diárias. “A ginástica é um esporte completo que trabalha vários fatores para o desenvolvimento do potencial corporal, cognitivo, de socialização, concentração e atenção da criança”, afirma a docente, que já participou de competições e atuou como treinadora.

Para ela, o esporte é o caminho para as crianças saírem do sedentarismo dos grandes centros. “A criança e o adolescente têm que praticar esporte. Eles não devem ficar restritos às academias de ginástica. O esporte é um potencial que ele precisa desenvolver como atividade lúdica e de lazer.”

Experiência

Outro objetivo é possibilitar a inserção do aluno da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) em uma prática pedagógica pouco explorada, servindo como campo de aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso. Para o bolsista Rafael Moreira, trabalhar em um projeto de ginástica dentro do colégio é importante, já que não é uma prática comum, desenvolvida apenas em escolinhas particulares. “Com a ginástica, a criança corre, salta, faz as atividades básicas que todo ser humano tem que fazer”, declara o bolsista, que também já participou de competições.

O esporte é visto por Roseana como um meio de a criança melhorar seu desempenho escolar e aprender a lidar com várias situações. “A ginástica traz à criança a capacidade de respeitar seu próprio limite e o dos outros. Acredito que isso seja um ganho.” Segundo a professora, a atividade contribui para a melhoria de outras modalidades esportivas que usam os princípios básicos desse esporte.

Bolsista auxilia criança nas acrobacias

No projeto, as crianças praticam exercícios físicos e se divertem ao mesmo tempo. Para a aluna Maria Eduarda Franco, 7 anos, a atividade é a melhor parte de seu dia. “Eu me divirto muito e o que eu mais gosto de fazer é pular na cama elástica.” Para Eliane Franco, mãe da aluna, o esporte contribui para o desenvolvimento da criança nos estudos e na saúde. “Eu sempre incentivo minha filha a fazer esporte, e ela adora fazer ginástica artística.”

Inscrições
No próximo ano, serão abertas novas inscrições. Os pais deverão ficar atentos ao site do Colégio João XXIII. A divulgação também será feita nas salas de aula. Os interessados em inscrever seus filhos devem procurar a secretaria do colégio para fazer um cadastro inicial. A partir disso, será realizado um sorteio, que dará prioridade às crianças que já participaram da ação extensionista.