Fechar menu lateral

Colônia de Férias movimenta a Faefid

Crianças participam de atividades na piscina

Cerca de 240 crianças, na faixa etária de 5 a 12 anos, participam diariamente da Colônia de Férias realizada na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que teve início no dia 20 de julho, segue até sexta-feira (30), promovendo diversão e lazer para a garotada neste período de férias escolares.

De acordo a coordenadora do evento, a professora Lidia dos Santos Zacarias, o objetivo da iniciativa é dar oportunidade a comunidade infantil de participar de atividades lúdicas e esportivas no reformado complexo esportivo, além de ser uma forma dos alunos de graduação interagir com as crianças. “Os estudantes podem confrontar a teoria que estão aprendendo em sala de aula com a realidade da prática pedagógica com as crianças”, declara.

Prof.ª Lidia dos Santos:

Por causa da proximidade com a universidade, a maioria das crianças inscritas é moradora do entorno. Mas de acordo com a professora Lídia, há crianças de regiões mais afastadas na colônia. “A gente tem crianças do Teixeiras, de Santa Luzia e até Manoel Honório”.

Seguindo sempre um tema por dia, as crianças divididas em grupo, por faixa etária, praticam esportes, realizam atividades físicas e de lazer, como jogos, dança e brincadeiras. Entre os temas abordados estão o circo, invenções, jogos populares, meio ambiente, saúde e esporte. As atividades são desenvolvidas de forma simultânea, sempre entre 13h30 e 17h, com um intervalo para o lanche.

Para o encerramento, marcado para esta sexta-feira, uma programação especial está sendo organizada. “Estamos pensando em organizar uma confraternização com todas as crianças a partir das 15h. Uma festa julina meio improvisada, onde a gente vai organizar uma quadrilha, uma dança, uma atividade de roda” declara Lídia.

Devido ao sucesso da colônia, a professora já planeja os próximos passos: “Pretendemos colocar a colônia de férias no calendário da faculdade e, nos meses de julho e janeiro, oferecer continuamente essa colônia”. Segundo a coordenadora, com os resultados obtidos na iniciativa, será possível produzir artigos, pesquisas e avaliar a própria iniciativa.

Participação acadêmica

Ao contrário da maioria dos universitários que aproveitam as férias de julho para descansarem, um total de 26 estudantes, entre bolsistas e voluntários, trabalham como monitores na colônia de férias. Eles são os responsáveis por dar todo o apoio e o suporte ao evento.

O estudante do oitavo período da Faefid, Paulo Fonseca Ribeiro, é um dos bolsistas. Ele, que já trabalhou em outra colônia de férias, acredita que a iniciativa é uma boa oportunidade dos estudantes do curso de Educação Física terem mais contato com a área de lazer e recreação. “Acho que o lazer é uma área importante, porém, muitas das vezes, ela é deixada de lado pelos próprios profissionais de Educação Física. Mas acho que é uma área que vem crescendo e os alunos têm que se interessar mais, precisam saber da importância”, declara.

Crianças desenvolvem atividades ao ar livre

Outra aluna que também participa do evento é a estudante do primeiro período do curso de Serviço Social da UFJF, Manuela Fernanda Barahona. A universitária resolveu se inscrever por gostar de trabalhar com crianças. “Eu gosto muito das crianças. Quando você não tem mais o que fazer nas suas férias, tem tempo e energia… É bom ficar com elas”, explica.

Ela, que é equatoriana, ajuda a desenvolver as atividades de forma voluntária. E segundo a estudante, todo dia ela volta pra casa recompensada. “Estou levando muita alegria. Sempre volto com um sorriso, com muito mais energia e levo talvez, muitos abraços, muitos beijos das crianças”, declara.

A estudante ainda relata que essa experiência tem a convencido de que deseja trabalhar com a comunidade infantil. Manoela espera no futuro voltar às ações de sua profissão para as crianças e criar uma fundação.

Comunidade no campus

A pequena Letícia se diverte com as outras crianças da sua idade

A pequena Letícia Kirchimaier, de oito anos, conta as horas para ir para a colônia de férias. De acordo com sua mãe, Márcia Kirchmiaier, a menina adora as atividades, principalmente a natação: “Ela sempre chega em casa e comenta o que fez durante o dia”. Márcia que inscreveu a filha no projeto pela primeira vez, aprova a iniciativa. “É muito bom para a comunidade.Assim as crianças não ficam na rua, soltas”, declara.

Outro que também aprova a iniciativa é o estudante Lucas Alves dos Santos, morador do Dom Bosco. O menino de 12 anos está aproveitando essa nova forma de passar as férias. Segundo Lucas, na colônia ele tem a oportunidade de fazer atividades diferentes. “A gente faz brincadeiras que não podemos fazer na rua, no nosso bairro”. Entre as atividades favoritas do menino está o futebol, handebol e basquete.