UFJF entrega certificados de conclusão aos alunos do curso de inglês do Boa Vizinhança

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, no último sábado (10), a entrega dos certificados de 34 alunos participantes do curso de inglês do Programa Boa Vizinhança. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Letras (Fale).

Francisneide acredita que o projeto é uma oportunidade para adquirir conhecimento

Os concluintes iniciaram o primeiro módulo do curso no primeiro semestre de 2009 e encerraram as atividades em julho desse ano. A aluna Francisneide Soares, de 42 anos, é moradora do bairro Dom Bosco, localizado no entorno do campus. Para ela, a iniciativa da UFJF permite que as pessoas mais carentes tenham acesso ao estudo de línguas estrangeiras. “Eu sempre tive vontade de aprender inglês, porque, nos dias de hoje, todas as oportunidades exigem o conhecimento do idioma. Por isso, me inscrevi no projeto, que cumpriu minhas expectativas e aumentou o meu desejo em dar continuidade ao estudo de idiomas”.

A estudante Kiara, minutos depois de receber seu certificado

Além da comunidade de bairros próximos à UFJF, o curso também é aberto aos moradores de outras regiões da cidade. É o caso de Kiara Oliveira, de 22 anos, moradora do bairro Jardim Casablanca. A jovem, que conheceu o projeto através de amigos, ficou satisfeita com o aprendizado. “O curso foi bem bacana, ainda mais pelo fato de eu ser apaixonada pelo idioma. É uma grande oportunidade para todos, já que é um curso gratuito”.

Objetivos do Projeto

A coordenadora do projeto, professora Maria Cristina Silva

O projeto de extensão é coordenado pela professora de Letras, Marta Cristina Silva. Segundo ela, a ação extensionista é uma oportunidade de aprendizado tanto para os alunos como para os bolsistas, que atuam como professores. “O curso é um compromisso da UFJF de se abrir para a comunidade externa. Além disso, é uma excelente oportunidade para os estudantes de Letras atuarem como professores e lidarem com os alunos”, diz a coordenadora.

Para o bolsista Allan Cordeiro, no projeto ele realiza uma ação de cidadania

Os 34 estudantes foram conduzidos nos últimos três semestres pelo bolsista Allan Cordeiro, do quinto período de Letras. Para ele, as maiores dificuldades encontradas pelos estudantes são a falta de tempo para se dedicar aos estudos e a ausência de contato de alguns deles com a língua. “Gosto de participar desse projeto, porque além de estar me aprimorando, pratico a cidadania ao mesmo tempo. Eu me sinto útil, espalhando conhecimento. É muito gratificante”, relata.

Próximos passos

Para a professora Maria Lúcia, o saldo do projeto nos seis primeiros anos é positivo

O evento contou com a participação da coordenadora de extensão da UFJF, professora Maria Lúcia Polisseni. Segundo ela, nesses quase seis anos de projeto, o saldo é positivo. Como consequência, o programa Boa Vizinhança desde o início desse ano oferece o curso de espanhol. E a expectativa é de ampliar os cursos nos próximos semestres. “O departamento de espanhol já aderiu ao projeto e esperamos que em breve possamos oferecer novas opções, além de contar com parcerias de cursos de fora, para alocarmos os estudantes concluintes do Boa Vizinhança em níveis mais avançados”.

Inscrições para novas turmas:

Projeto foi finalizado com uma confraternização entre os concluintes

Nesse semestre, a UFJF, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proexc), está oferecendo 60 vagas para o primeiro módulo do curso de inglês e outras 30 para o de espanhol. As inscrições foram abertas nessa segunda-feira (12) e vão até a próxima sexta (16), das 9h às 11h30, e das 14h às 16h, na Central de Atendimento (CAT), localizada no prédio da Reitoria, no campus.

Podem se inscrever os interessados com idade igual ou superior a 18 anos. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um dos dois cursos oferecidos e entregar a ficha de inscrição preenchida, disponível no CAT, além de uma cópia da identidade, do comprovante de residência e de renda.
Caso o candidato não possua comprovante de renda, ele poderá fazer uma declaração de próprio punho informando o seu rendimento mensal.

As aulas começarão no dia 21 de agosto e serão lecionadas sempre aos sábados, das 8h às 12h, na Faculdade de Letras. 60% das vagas serão preenchidas por moradores da região do Entorno do Campus, enquanto as demais serão ocupadas por estudantes de outros bairros.

Outras informações no edital do concurso.