Fechar menu lateral

Curso Básico de Inglês do Programa Boa Vizinhança está com inscrições abertas

Coord.ª de Extensão Maria Lúcia Polisseni

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através da Coordenação de Extensão, divulga edital para o preenchimento de vagas para o Curso Básico de Inglês do Programa Boa Vizinhança. Para este período serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 70% destinado aos moradores do entorno e 30% à comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento da UFJF, entre os dias 20 e 25 de agosto, no horário das 08 às 18h. É necessário ter entre 16 e 25 anos.
Ao se inscrever, o candidato deverá entregar uma ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, disponível no próprio local. Além de apresentar cópias dos documentos de identidade e comprovante de residência atualizado. Caso houver um número de inscritos superior ao número de vagas caberá a PROEXC definir critérios para o preenchimento.
O curso de inglês tem a duração de três semestres letivos e as aulas são ministradas aos sábados, de 08 às 12h, na Faculdade de Letras. O curso é totalmente gratuito e a instituição disponibiliza material para o acompanhamento das aulas.
O resultado será divulgado no dia 27 de agosto, no site da UFJF, e o início das aulas está previsto para o dia 29 do mesmo mês.

Um projeto consolidado

A estudante Luciana de Sousa entre a Coord.ª do Curso Marta Cristina e a Instrutora Natália Costa, no dia da entrega do seu diploma

O Curso Básico de Língua Inglesa é uma das atividades oferecidas pelo programa de extensão Boa vizinhança, que realiza diversos projetos voltados para a comunidade do entorno do campus. Segundo a Coordenadora de Extensão, Maria Lúcia Polisseni, o objetivo é prestar serviço à sociedade, levando o conhecimento produzido dentro da universidade. Para isso, o programa conta com o apoio dos professores e estudantes envolvidos nas ações extensionistas.
Entre os 14 projetos desenvolvidos pelo programa, nas diversas áreas atendidas, o Curso Básico de Inglês é o mais procurado. É um projeto consolidado e com o aval da sociedade. Desde que foi criado em 2004, já foram seis turmas formadas e mais de 180 alunos com um diploma de língua estrangeira na mão.
O projeto é visto como um território de oportunidades por todas as pessoas envolvidas, desde alunos a bolsistas. Para os alunos, o curso é uma chance de ter um diferencial no currículo. Além de ser um primeiro passo para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos nesse idioma cada vez mais cobrado no mercado de trabalho. É o caso da estudante Luciana de Sousa Assis, que terminou o curso em julho e tem planos de continuar estudando. “Agora quero fazer o Inglês avançado, para poder me especializar melhor”, declara a estudante.

Bolsista William Bosich

Já o aluno do Curso de Letras, William Bosich, que participou do projeto como instrutor, explica como foi significativo para a sua formação profissional: “É uma experiência que não se aprende em sala de aula e não se adquire em livro ou teoria metodológica. E sim, só com a prática”. Bosich ainda declara que, durante o tempo que participou do curso de língua, foi muito gratificante: “Você ver que o aluno está aprendendo e que seu trabalho está sendo reconhecido e validado, é inexplicável”.
O projeto de extensão possui a característica de fazer com que ambas as partes saem ganhando. O acadêmico por ter um contato direto com a realidade, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos e a comunidade por usufruir dos serviços prestados, tendo a possibilidade de transformação. Outra característica da extensão é de promover a inclusão social de pessoas, que por motivos sócio-econômicos tem seus direitos previstos por lei negados, como: educação, saúde, esporte e lazer.

Marta Cristina da Silva coordena o curso de inglês do Programa Boa Vizinhança

Para a Coordenadora do Curso, Marta Cristina da Silva, a universidade cumpre com o seu compromisso social quando atende as reais necessidades e os interesses da sociedade. “É importante que seja um trabalho de qualidade e gratuito, porque isso democratiza o acesso”, acrescenta Marta.
Como a cada semestre o número de interessados no curso é maior, os planos para o futuro são de expandir para outros idiomas e faixas etárias. “A gente tem feito uma ação junto à coordenação do curso para que possa abrir para outras línguas, principalmente o espanhol. E também expandir a faixa etária, pois estamos atendendo a partir de 16 anos, mas recebemos inscrições de pessoas com faixa etária menor”, anuncia a coordenadora de extensão Maria Lúcia.

Outras informações: (032) 2102- 3971 – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura