A estrutura curricular do Doutorado em Serviço Social é organizada:
As disciplinas são semestrais e bimestrais e a integralização deverá ser feita em no mínimo 24 meses e no máximo em 54 meses, incluída a tese.
1. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Esse conjunto de disciplina, que totaliza 11 créditos, deverá ser cursada por todos os alunos. As disciplinas objetivam aprofundar conhecimentos e questões referentes ao debate teórico no Serviço Social. Objetivam ainda levar os alunos a se capacitarem para a pesquisa social. São elas:
Disciplina: Fundamentos da teoria social: considerações críticas ao pensamento contemporâneo
Ementa: Teorias sociais contemporâneas e repercussões para as expressões da questão social. A teoria política e econômica do neoliberalismo frente às questões das políticas sociais. Os fundamentos do pensamento pós-moderno e limites de sua crítica à sociabilidade do capital.
Disciplina: Crítica da Economia Política e Capitalismo Contemporâneo.
Ementa: Acumulação e reprodução ampliada do capital. A lei tendencial da queda da taxa de lucro. O capital portador de juros. Análises da crise contemporânea do capital: István Meszáros, David Harvey e François Chesnais
Disciplina: Fundamentos históricos, teórico-metodológico e ético-político do serviço social
Ementa: Os fundamentos do serviço social na contemporaneidade. As diferentes matrizes de pensamento e sua apropriação pelo Serviço Social: positivismo e suas derivações, marxismo, pós-modernidade e pós-estruturalismo. O projeto ético-político do serviço social e seus embates na atualidade.
Disciplina: Seminário de Pesquisa
Ementa: A pesquisa social como fonte de conhecimento. O objeto de conhecimento. Elementos da pesquisa (definição do objeto de estudo, os objetivos, o referencial teórico e procedimentos metodológicos). Modalidades de pesquisa. A pesquisa em Serviço Social.
2.SEMINÁRIO DE TESE
Ementa: A Tese de Doutorado será baseada em trabalho de pesquisa elaborado sob a supervisão de um professor orientador, devendo demonstrar capacidade de sistematização do autor, seu domínio do tema e da metodologia científica adequada, sendo assim exigido maior aprofundamento dos temas abordados, domínio teórico dos conteúdos das questões pertinentes ao tema.
3.TESE DE DOUTORADO
Ementa: Atividades de orientação, pesquisa, exame de qualificação, elaboração e defesa da tese.
Orientação/Banca de qualificação/Banca de defesa da tese (creditados após banca de defesa)
De acordo com a resolução do Conselho Superior de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF todos os alunos de cursos de pós-graduação stricto sensu necessariamente cursará a disciplina de Tese de Doutorado, com orientação de um docente do Colegiado. Com 30 a 36 meses após a matrícula o doutorando deverá fazer o exame de qualificação do projeto de tese.
4.DISCIPLINAS OPTATIVAS DAS LINHAS DE PESQUISA/ATIVIDADES PROGRAMADAS
As atividades programadas compreendem: estudos individuais, participação em grupos de pesquisa ou de estudo, estágio de docência, disciplinas optativas entre outras atividades que venham a ser definidas pelo Colegiado do Programa.
4.1. Disciplinas Optativas:
Disciplina: Gestão do SUS
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Estado e Saúde: história e política; A Gestão do SUS: financiamento, regionalização, resolutividade, tecnologias, modelo de atenção à saúde, organização de redes de atenção a saúde no SUS, APS como ordenadora e centro de comunicação de Redes de Atenção à Saúde (RAS), a APS em Juiz de Fora.
Disciplina: Os Instrumentos e Técnicas em Serviço Social
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Os mitos e dilemas dos instrumentos e técnicas em Serviço Social: a relação teoria e prática; a relação meios/fins na passagem da teoria à prática; prática e prática profissional; prática profissional e mercado de trabalho; teoria e conhecimentos. As dimensões da prática profissional: a unidade na diversidade. Os instrumentos tradicionais e emergentes da intervenção profissional do Assistente Social.
Disciplina: Introdução à Ontologia de György Lukács
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Apresentar as principais categorias e complexos constitutivos do ser social presentes na obra tardia do filósofo húngaro György Lukács, para uma ontologia do ser social. Elucidação e explicitação dos princípios ontológicos fundamentais expostos em sua obra, assim como dos complexos mais decisivos do ser social, tais como, o trabalho, a reprodução, a ideologia e o complexo do estranhamento. Expor os lineamentos mais gerais de seu pensamento, destacar a especificidade do pensamento lukacsiano no interior do pensamento marxista, procurando colocar em evidência sua tese acerca da necessidade da “redescoberta do pensamento de Marx”.
Disciplina: Pensamento Social Brasileiro
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: As concepções sobre classe e revolução na formação social brasileira e latino-americana presentes no pensamento social crítico brasileiro do século XX.
Disciplina: Questão Social e Desigualdades Sócio Territoriais
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Paradigmas teóricos de desenvolvimento econômico hegemônico nas sociedades ocidentais. A constituição indissociável das formas de riqueza e de pobreza que lhes são particulares.
Disciplina: Teoria Democrática e os Conselhos de Política Pública
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Democracia na tradição liberal e marxista. A democracia participativa: debate contemporâneo. Conselhos de política pública e a questão democrática.
Disciplina: Trabalho e Organização Sindical
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Sindicato, Representação e Identidade Operária. Concepções e desenvolvimento histórico do movimento sindical no Brasil. Crise, globalização e repercussões no mundo do trabalho. A crise do sindicalismo: impasses e perspectivas.
Disciplina: O Debate da Categoria Sociedade Civil e a Questão da Democracia
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: O debate da sociedade civil e da democracia na tradição liberal, marxiana e marxista. A questão democrática no contexto brasileiro e sua funcionalidade aos processos de “restauração” do capital. O debate contemporâneo da questão da democracia e da sociedade civil na realidade brasileira e latino-americana.
Disciplina: O Serviço Social Brasileiro na Contemporaneidade e a Possibilidade da Ação Profissional Crítica.
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Serviço Social brasileiro: o posicionamento ético-político dos assistentes sociais, as referências teórico-metodológicas fundamentadas na teoria social marxista e a possibilidade da ação profissional crítica.
Disciplina: Formação Profissional no Serviço Social
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: A formação profissional no contexto da crise capitalista e das transformações societárias contemporâneas. As particularidades dessas transformações em países capitalistas dependentes. As novas relações entre Estado e sociedade civil no Brasil em tempos neoliberais e as reconfigurações nas políticas sociais, particularmente na educação superior. O Projeto de Formação Profissional da ABEPSS: lógica, princípios, metas, diretrizes, eixos estruturantes e o ensino teórico – prático.
Disciplina: Serviço Social Internacional: o debate ibero-americano
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: O Serviço Social nos países ibero-americanos (Portugal e Espanha e América Latina): breve contextualização histórica. Movimento de Reconceituação no Serviço Social latino-americano e movimentos contestatórios na Europa ibera no período de 1960/1980. Questões contemporâneas do Serviço Social latino-americano e da Europa ibera: dimensões teóricas e políticas. As Entidades de organização da categoria na contemporaneidade: FITS, AIETS e ALAEITS.
Disciplina: Serviço Social nos Processos de Mobilização e Organização Popular
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: A inserção do Serviço Social na divisão sócio técnica do trabalho e a relação da profissão com a luta de classes. A relação do Serviço Social com as lutas populares no âmbito teórico-metodológico e interventivo: o Movimento de Reconceituação latino-americano e a particularidade brasileira. Os termos do debate contemporâneo da relação do Serviço Social com os processos de mobilização e organização popular: dilemas, limites e desafios analíticos e interventivos.
Disciplina: Sociedade e Território
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Formas modernas de apropriação territorial conceitos e categorias (fios lógicos): totalidade, espaço e tempo na gênese da racionalidade moderna. Propriedade privada. Divisão territorial entre campo e cidade. Divisão territorial, social e racial do trabalho. Estado-nação e território. Centro e periferia. Limites e fronteiras. Formas modernas de apropriação territorial (fios históricos e geográficos). Estruturação histórico-geográfica do sistema capitalista mundial. Colonialismo e eurocentrismo. Globalização e urbanização mundial. Urbanização e segregação social, territorial e racial. Violência, controle social e territórios de exceção.
Disciplina: História, Cultura e Serviço Social
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: O curso se propõe refletir sobre as categorias de história e cultura a partir de autores considerados interlocutores importantes para o Serviço Social. O assistente social se insere dentro dos processos históricos e trabalha com a dimensão da cultura, seja no âmbito do trabalho profissional, seja no âmbito da pesquisa. Neste sentido recuperamos a questão da memória tendo no trabalho com fontes orais uma técnica de pesquisa e de trabalho. Também recuperamos a categoria de “experiência” trabalhada por Thompsom.
Disciplina: Tópicos Especiais em Política Social e Gestão Pública I
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Disciplina de ementa aberta.
Disciplina: Tópicos Especiais em Política Social e Gestão Pública II
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Disciplina de ementa aberta.
Disciplina: Tópicos Especiais em Serviço Social e Sujeitos Sociais I
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Disciplina de ementa aberta.
Disciplina: Tópicos Especiais em Serviço Social e Sujeitos Sociais II
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Disciplina de ementa aberta.
Disciplina: A Pesquisa Qualitativa e a Construção do Conhecimento
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Abordagens qualitativas e quantitativas: diálogo das diferenças. As técnicas de pesquisa qualitativa. Análise e tratamento de informações em pesquisa qualitativa. Os dilemas sobre amostragem, validação e confiabilidade na pesquisa qualitativa. A Pesquisa no Serviço Social e suas particularidades.
Disciplina: Plano de Estudos Introdutório Sobre Vida e Obra de Antônio Gramsci
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: Principais características da vida e da obra de Gramsci. Sua atualidade. O jovem Gramsci (1910-1926). Os cadernos do cárcere (1929-1935). Incidências de Gramsci.
Disciplina: Estado, Política Social e Serviço Social
Bimestral, 30h, 02 créditos. Nível: Mestrado e Doutorado
Ementa: As políticas sociais no capitalismo e o papel do Estado. Crise do capital e políticas sociais: neoliberalismo e desmonte do Estado de bem estar social. O Estado social e suas particularidades nos diferentes países. Debate conceitual das políticas sociais e o Serviço
4.2. Atividades Programadas:
Atividade Programada: Estágio de docência
Ementa: Disciplina de ementa aberta.
Os alunos, bolsistas da Capes obrigatoriamente, deverão completar 02 bimestres de estágio de docência a ser realizado na própria FSS/UFJF, sob a orientação de um professor do programa.
Atividade Programada: Estudos Individuais
Ementa: Disciplina de ementa aberta.
Atividade Programada: Grupos de Pesquisa
Ementa: Disciplina de ementa aberta.
FLUXO DE ATIVIDADES
1° semestre
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | PERÍODO |
Fundamentos da teoria social: considerações críticas ao pensamento contemporâneo | 45 horas | 3 créditos | semestral |
Seminário de Pesquisa | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
Disciplina Optativa | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
2° semestre
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | PERÍODO |
Fundamentos históricos, teórico-metodológico e ético-político do serviço social | 45 horas | 3 créditos | semestral |
Crítica da Economia Política e Capitalismo Contemporâneo | 45 horas | 3 créditos | semestral |
Disciplina Optativa | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
Seminário de Tese I | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
Seminário de Tese II | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
3° semestre
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | PERÍODO |
Atividades Programadas | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
Seminário de Tese III | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
4° semestre
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | PERÍODO |
Atividades Programadas | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
Seminário de Tese IV | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
5° semestre
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | PERÍODO |
Seminário de Tese V | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
6° semestre
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | PERÍODO |
Seminário de Tese VI | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
7° semestre
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | PERÍODO |
Seminário de Tese VII | 30 horas | 2 créditos | bimestral |
8° semestre
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | PERÍODO |
Seminário de Tese VIII | 30 horas | 2 créditos | bimestral |