Fechar menu lateral

Dissertações – Ano: 2009

 

Waldenice Pinheiro de Araújo

Título: “Questão Social e Migração: um estudo na área da infância e juventude da Comarca de Tarumirim”

Orientadora: Profª. Drª. Maria Rosângela Batistoni

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 952 KB)

 

Danielle Aparecida Albuquerque Bessa

Título: “Serviço Social no Poder Judiciário: problematizando a utilização dos instrumentos e técnicas no exercício profissional do Assistente Social”

Orientadora: Profª. Drª. Cláudia Mônica dos Santos

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 633 KB)

 

Isaura Barbosa de Oliveira

Título: “Precarização das Relações de Trabalho e Flexibilização do Direito do Trabalho: a contraditoriedade desse ramo jurídico”

Orientadora: Profª. Drª. Maria Rosângela Batistoni

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 0,99 MB)

 

Christiane Silva de Abreu

Título: “Favela e remoção em Juiz de Fora: um estudo sobre a Vila da Prata”

Orientadora: Profª. Drª. Elizete Maria Menegat

RESUMO: O objetivo deste trabalho é refletir sobre a longa trajetória de existência de favelas na cidade de Juiz de Fora. Diante disso, consideramos que as favelas são constituídas a partir das áreas clandestinamente ocupadas da cidade como lugares onde predomina a pobreza e a exclusão, cujos moradores sofrem o estigma da marginalidade, da invisibilidade. Através da análise da origem clandestina da Vila da Prata e da sua destruição pelo poder público, seguida da remoção dos seus moradores, buscamos recortar o processo de favelização, neste município, nas décadas de 1960 e 1970. Assim, acreditamos ter observado, ainda que brevemente, aspectos importantes das motivações que conduzem à criação das favelas, bem como dos movimentos de resistência e de luta pela sobrevivência destes sujeitos sociais.

 

Cristiane Silva Tomaz

Título: “A cidadania do louco: um debate necessário para a compreensão da direção teórico-política da Luta Antimanicomial”.

Orientadora: Profª. Drª. Maria Lúcia Duriguetto

RESUMO: Esta dissertação analisa a concepção de cidadania defendida pela Luta Antimanicomial no Brasil, desde seu surgimento, em 1987, com o II Congresso Nacional de Trabalhadores em Saúde Mental, até os últimos encontros dos movimentos que compõem a Luta, realizados em 2007. Procurou-se abordar a Luta Antimanicomial numa perspectiva crítico-dialética, percorrendo-se um caminho teórico analítico a partir da Pesquisa Bibliográfica e da Análise Documental, no qual, primeiramente abordaram-se os seguintes temas: a Modernidade, enquanto o contexto sócio histórico de emergência da cidadania e do desenvolvimento de suas distintas concepções, dentre elas a liberal, a marxista e a pós-moderna; o Pós-modernismo; os novos movimentos sociais e os limites da política de identidades; a trajetória sócio-histórica da Luta Antimanicomial; as concepções teórico-políticas que influenciaram e influenciam o movimento; e as várias concepções referentes à cidadania e à “cidadania do louco”. A análise documental deu-se a partir dos relatórios dos encontros dos movimentos que compõem a Luta Antimanicomial. A partir de um balanço analítico entre as concepções de cidadania adotadas pelos intelectuais e pela Luta Antimanicomial – em relação às concepções de cidadania liberal, pós-moderna e marxista – foi possível identificar a mudança na concepção de cidadania presente na Luta ao longo desses 20 anos de militância, bem como sua tergiversação à concepção inicial que norteava a Luta.

 

Maria de Lourdes dos Reis

Título: “Grupos Educativos em Saúde nas Unidades de Saúde da Família do Município de Juiz de Fora/MG”.

Orientadora: Profª. Drª. Ana Maria Costa Amoroso Lima

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 735 KB)

 

Ana Paula de Magalhães Leite

Título: “Direitos Sociais e Favor: Trabalho e Propriedade em Belo Oriente – MG”

Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Tardin Cassab

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 936 KB)

 

Juliano Nery de Carvalho

Título: “A Invasão do Discurso na Nova Gestão Pública: A Administração do Prefeito Alberto Bejani no Contexto Informacional das Políticas Sociais de Juiz de Fora”.

Orientadora: Profª. Drª. Maria Aparecida Tardin Cassab

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 2,77 MB)

 

Marina Monteiro de Castro e Castro

Título: “Trabalho em saúde: a inserção do assistente social na atenção primária à saúde em Juiz de Fora/MG”.

Orientadora: Profª. Drª. Lêda Maria Leal de Oliveira

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 817 KB)

 

Isis Silva

Título: “Entre sonhos e lutas: as vivências quilombolas em Barro Preto”.

Orientadora: Prof. Dr. Vantuil Pereira

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 1,34 MB)

 

Lidiane Almeida Dias

Título: “Em busca da defesa dos direitos do adolescente autor de ato-infracional – Abordagem histórica e elementos para o debate no município de Juiz de Fora-MG”.

Orientadora: Profª. Drª. Maria Lúcia Duriguetto

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 1,41 MB)

 

Luciana Gonçalves Pereira de Paula

Título: “Dimensão ídeo-política da intervenção profissional do assistente social: o debate teórico sobre sua conformação”.

Orientadora: Profª. Drª. Maria Lúcia Duriguett

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 664 KB)

 

Clarice da Costa Carvalho

Título: “Serviço Social e Privatização do Ensino – A precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior na Zona da Mata Mineira”.

Orientadora: Profª. Drª. Maria Rosângela Batistoni

DISSERTAÇÃO (formato .pdf, tamanho 1,23 MB)