Grupo “Trabalho, Realidade Brasileira e Políticas Públicas”
Ementas e objetivos
O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas no campo da realidade brasileira, estudando os clássicos intérpretes da formação social brasileira como Florestan Fernandes, Caio Prado Júnior, José Chasin, Francisco de Oliveira, Carlos Nelson Coutinho, Gilberto Freyre, Clóvis Moura, Leandro Konder, Octavio Ianni, dentre outros. O estudo da realidade brasileira se afina com a relação histórica do trabalho e sua conformação de classe que impactam na implementação da política pública e nas mudanças ocorridas em razão da acumulação de capital. Nesse sentido, o grupo de estudos se volta para analisar os aspectos mencionados e se organiza para debater anualmente em forma de seminários os cenários apresentados pela metamorfose do capital na periferia, caso do Brasil.
Docentes: Ednéia Alves de Oliveira e Fernando Gaudereto Lamas
Diretório Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/821548
Grupo “Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”
Ementa e objetivos
Investigar o Estado em seus processos de formulação e financiamento das políticas públicas; as organizações e os movimentos sociais em suas ações de reivindicação de direitos; a formação e o trabalho profissional nas dimensões da cultura e da política, dos fundamentos, da ética, da dimensão técnico-operativa e sua relação com os processos de mobilização e organização popular. Objetiva a qualificação profissional do assistente social e áreas afins para a intervenção no campo da gestão, avaliação e execução das políticas públicas, com destaque para a questão do financiamento por meio do fundo público; e dos processos históricos de surgimento e desenvolvimento dos movimentos sociais e das relações do Serviço Social com os processos de organização e mobilização popular.
Tais temáticas são sustentadas em duas áreas de investigação: Serviço Social: Fundamentos, Formação e Exercício Profissional, que trata da análise do Serviço Social nas relações sociais: as dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas da profissão; e Sociedade Civil, Políticas Públicas e Democratização, que se ocupa da relação Estado e Sociedade Civil e os processos de democratização.
Docentes: Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra Eiras, Ana Luiza Avelar de Oliveira, Carina Berta Moljo, Cláudia Mônica dos Santos e Maria Lúcia Duriguetto.
Diretório Grupos de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9430709630470329
Grupo “Questão social, Território e Serviço Social”
Ementa e objetivos
As investigações centram-se nas expressões da questão social, com ênfase na questão urbana e agrária, nas particularidades territoriais e as mediações e relações com o Serviço Social. As investigações se sustentam em três áreas: Questão social e crise urbana, cujos temas centrais são: crise urbana, gênese e estruturação; história da cidade e dos processos de urbanização no Brasil; acumulação capitalista, apropriação do território e questão social; o lugar da pobreza e do pauperismo na cidade; Crise do capital, teoria do valor e a produção de excedentes da força de trabalho. Segregação sócio-territorial-racial e lutas sociais. A intervenção do Assistente Social e as lutas sociais em torno da questão urbana; questão agrária, ambiental, sujeitos sociais e Serviço Social; Questão ambiental, agroecologia e políticas sociais.
Docentes: Elizete Menegat e Monica Aparecida Grossi.
Diretório – Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9430709630470329
Grupo de Estudo e Pesquisa em “Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Política e Direitos” (GEDIS)
Ementa e objetivos
O grupo articula três ênfases, estudos de sexualidade, de relações de gênero e étnico-raciais, através das atividades acadêmicas de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisas e extensão, operando um debate interseccional de sexualidade, gênero, raça e diversidade, tomando como referência o campo das políticas públicas e dos direitos humanos, com especial enfoque para o setor de intervenção dos serviços públicos de saúde, saúde mental e drogas, bem como a rede de proteção social e de direitos das mulheres e LGBT. Propõe-se pensar teórica e estrategicamente o enfrentamento ao sexismo, LGBTfobia, racismo e de contribuir para a formação acadêmica e de educação permanente de suas/seus trabalhadoras/es e o trato com a população usuária nas suas diferentes expressões de sujeitos de direitos, com seus corpos, desejos, sexualidades, gêneros, raças e outros marcadores sociais.
Docentes: Marco José Duarte, Sabrina Pereira Paiva e Elizete Menegat.
Diretório Grupos de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4347361682912071
E-mail: gedis.ufjf@gmail.com
Site: https://gedisufjf.wixsite.com/gedisufjf
Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social (GEPFESS)
Ementa e objetivos
Analisar o Serviço Social a partir das dimensões que compõem o processo de formação e o exercício profissional do assistente social na contemporaneidade, possuindo duas linhas de pesquisa:
Docentes: Marina Monteiro Castro e Castro, Sabrina Paiva, Joseane Barbosa, Luciana Paula, Ana Maria Ferreira e Alexandre Aranha Arbia.
Diretório Grupos de Pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9590493973611938
Dýnamis – Grupo de Pesquisa em Teoria Social e Crítica da Economia Política
Ementa e objetivos
Pesquisar a produção marxiana e marxista, contribuindo, por meio da análise imanente, para a atualização do conhecimento dos nexos científicos estruturantes do pensamento de Marx e de seus intérpretes, críticos, comentadores e/ou continuadores; elucidar os nexos objetivos e subjetivos que constituem a realidade social, produzindo uma interpretação ontológica dos complexos que compõem a produção e reprodução social, com destaque para a realidade brasileira e, mais especificamente, regional e local. Linhas de pesquisa: Acumulação de capital no Brasil; Gênese e lineamento do estatuto ontológico e da cientificidade da obra marxiana; Pensamento marxista internacional e brasileiro.
Linhas de pesquisa: Acumulação de capital no Brasil; Gênese e lineamento do estatuto ontológico e da cientificidade da obra marxiana; Pensamento marxista internacional e brasileiro.
Docentes: Alexandre Aranha Arbia, Ronaldo Vielmi Fortes e Isaura Gomes de C. Aquino.