Global July 2024

Gostaríamos de informá-los sobre o evento Global July 2024 que ocorrerá entre os dias 05 de agosto ao dia 09. Trata-se de um evento que oferecerá uma variedade de cursos interdisciplinares gratuitos, ministrados pelo corpo docente da UFJF e por professores de universidades parceiras ao redor do mundo.

Este ano, teremos uma modalidade inédita de cursos que serão registrados como disciplinas de pós-graduação. É fácil identificá-las pelo código dos cursos (são os compostos somente por números).

Dessa forma, o PPG em Serviço Social foi selecionado como um dos programas que estará disponibilizando no evento duas disciplinas que contarão como créditos optativos para os alunos do Programa de Pós-graduação em Serviço Social.
Disciplina 1 – Pensamiento crítico y Trabajo Social en América Latina

Ementa: Identificar las principales categorías del pensamiento crítico – marxista que develan el desarrollo de la formación social del capitalismo periférico en América Latina, abordando las mediaciones a través de las cuales se inscribe el Trabajo Social en dicho proceso.
Ementa Traduzida:  Identificar as principais categorias do pensamento crítico – marxista que revelam o desenvolvimento da formação social do capitalismo periférico na América Latina, abordando as mediações através das quais se insere o Trabalho Social nesse processo.
SER01 – Pensamiento crítico y Trabajo Social en América Latina
Docente interno responsável: Ednéia Alves de Oliveira
Docente convidado externo: Sérgio Andrés Quintero London
Língua: Espanhol
Número de vagas para os alunos do PPGSS: 35
Período: Dias 5 a 9 de agosto, das 9h às 13h.
⚠️ Período: Quinta dia 08 de Agosto será de 9h às 13h e a noite de 19h às 22h no Auditório da  Faculdade de serviço social FACSSOCIAL
Período: Dias 5, 6, 7 e 9 de agosto, das 14h às 16h.
Local: Auditório de Centro de ciências 1º Andar.
Disciplina 2 –  Il Trabajo social en la história: cuestión social e movimiento social – América Latina e Europa (1960 – 2020)
Ementa: Proporcionar un debate sobre la historia del trabajo social en América Latina y Europa, considerando la relación intrínseca con los movimientos sociales en las décadas de 1960 y 1980 y sus impactos en la consolidación de la profesión en este período.

Ementa Traduzida: Proporcionar um debate sobre a história do trabalho social na América Latina e na Europa, considerando a relação intrínseca com os movimentos sociais nas décadas de 1960 e 1980 e seus impactos na consolidação da profissão nesse período.

SER02 – Il Trabajo social en la história: cuestión social e movimiento social – América Latina e Europa (1960 – 2020)
Docente interno responsável: Ednéia Alves de Oliveira
Docente convidado externo: Sérgio Andrés Quintero London
Língua: Espanhol
Número de vagas para os alunos do PPGSS: 100
Período: Ocorrerá no dia 8 das 19h às 22h.

Local: Auditório da  Faculdade de serviço social FACSSOCIAL

Como se inscrever?
Integrantes da comunidade acadêmica da UFJF devem realizar suas inscrições por meio de um formulário on-line disponível na seção “Application/Pré-inscrições” do site do programa. É necessário estar conectado a uma conta Google institucional para inserir as informações necessárias. utilizar esse formulário abaixo:
👉 https://www2.ufjf.br/globaljuly/application-inscricoes/
Estudantes internacionais atualmente na UFJF e comunidade acadêmica da UFJF, incluindo alunos da graduação, docentes e técnicos-administrativos, devem utilizar o formulário de inscrições para a comunidade acadêmica da UFJF disponível no site:
Confira com atenção se está utilizando o formulário correto!

Para mais informações gerais sobre o Global July 2024, acesse: https://www2.ufjf.br/globaljuly/