Biorrepositório Polpa dental
O Biorrepositório Polpa Dental – BPD, um Laboratório de Tecnologia Celular localizado na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora/MG, dirigido por professores e pesquisadores desta instituição. Foi fundado em 2015 com o objetivo de coletar, transportar, processar, extrair, expandir, armazenar e disponibilizar as células-tronco da polpa dentária humana para pesquisa e futuras aplicações terapêuticas ligadas a saúde humana. Visando uma máxima eficiência do processo através de uma excelente conduta ética, tecnológica e gestacional para garantir total qualidade e segurança de todas etapas do procedimento.
Os Biorrepositórios são o principal recurso para a prática da medicina personalizada e pesquisa translacional, pois fornecem amostras biológicas, o substrato que viabiliza a descoberta de biomarcadores, polimorfismos e modelos experimentais para o estudo de doenças.
O Biorrepositório Polpa Dental conta com uma infraestrutura adequada para assegurar que as amostras biológicas humanas armazenadas e utilizadas em diversas pesquisas sejam da mais alta qualidade. Estas amostras estão armazenadas à temperatura -80° e -196° Celsius, necessária para conservação da integridade das amostras biológicas.
As amostras biológicas armazenadas no Biorrepositório são provenientes de pesquisas em desenvolvimento, as quais são aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da UFJF.
Equipamentos:
Equipe:
Prof. Dr. Antônio Márcio Resende do Carmo – Pesquisador Responsável
Prof. Dr. Leandro Marques de Resende – Coordenador Executivo
Prof. Dr. Carlos Magno da Costa Maranduba – Coordenador Científico
Fernanda Vicentini Ribeiro de Rezende – Técnico Administrativa em Educação