Anestesiologia e Sedação Inalatória – Informar e pesquisar sobre os equipamentos substancia indicações, contra indicações, técnicas de anestesia geral, sedação inalatória através do oxido nitroso e oxigênio, sedação medicamentosa através de diferentes vias. Abrangência de aplicação para o cirurgião-dentista conforme necessidade dos pacientes.
Atividades acadêmicas e científicas I – Seminários sobre temas relacionados aos projetos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa; apresentação e discussão de artigos científicos publicados em revistas especializadas; reflexão crítica sobre métodos aplicados em pesquisas desenvolvidas na área específica do Núcleo de Pesquisa; construção coletiva de projetos de pesquisa a serem submetidos pelo Núcleo de Pesquisa às agências de fomento; elaboração e verificação de atividades de docência (aulas, cursos, palestras) voltadas para a graduação; verificação do andamento das pesquisas desenvolvidas por alunos de pós-graduação e graduação vinculados ao Núcleo de Pesquisa.
Atividades acadêmicas e científicas II – Seminários sobre temas relacionados aos projetos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa; apresentação e discussão de artigos científicos publicados em revistas especializadas; reflexão crítica sobre métodos aplicados em pesquisas desenvolvidas na área específica do Núcleo de Pesquisa; construção coletiva de projetos de pesquisa a serem submetidos pelo Núcleo de Pesquisa às agências de fomento; elaboração e verificação de atividades de docência (aulas, cursos, palestras) voltadas para a graduação; verificação do andamento das pesquisas desenvolvidas por alunos de pós-graduação e graduação vinculados ao Núcleo de Pesquisa.
Atividades de Mobilidade Acadêmica (Doutorado) – Atividades diversas como mini-cursos, workshops, hands-on, palestras, estudos dirigidos, disciplinas, etc, realizadas em Programas de Pós-graduação de excelência (notas 5, 6 ou 7) externos à UFJF e da área de Odontologia ou afins.
Atividades de Mobilidade Acadêmica (Mestrado) – Atividades diversas como mini-cursos, workshops, hands-on, palestras, estudos dirigidos, disciplinas, etc, realizadas em Programas de Pós-graduação de excelência (notas 5, 6 ou 7) externos à UFJF e da área de Odontologia ou afins.
Bioestatística I – Introdução ao estudo da Bioestatística; A natureza da pesquisa em Bioestatística; Método estatístico; Fases do tratamento estatístico; Estatística descritiva; Probabilidade; Amostragem; Distribuição Amostral; Intervalo de confiança; Testes de hipóteses e níveis de significância; Testes paramétricos e não-paramétricos; Noções de Correlação Linear e Regressão Linear.
Bioestatística II – Elaboração de Banco de dados a partir de questionários; Elaboração de Bancos de dados populacionais a partir das bases do DATASUS; Manipulação de variáveis no SPSS; Teste t de Student; Análise de variância – ANOVA; Teste Chi-quadrado; Análise de regressão Linear Múltipla; Análise de Regressão Logística e de Poisson.
Bioética – Estudo dos conceitos da evolução e dos princípios da bioética, sua relação com a pesquisa cientifica e responsabilidade do pesquisador, apresentando ainda, a estrutura dos comitês e legislações vigentes.
Captação de Recursos e submissão de projetos – Reflexão sobre originalidade, mérito e relevância científica de pesquisas em Odontologia; Elaboração crítica de projetos de pesquisa (viabilidades financeira, técnica e de execução); Exigências administrativas, éticas e legais para a aprovação de projetos; Agências nacionais de fomento de pesquisas; Agências internacionais de fomento de pesquisas; Processos de submissão de projetos de pesquisa.
Células-tronco: um enfoque na obtenção e aplicação na Odontologia – O entendimento teórico dos procedimentos laboratoriais e aplicação clínica e nas pesquisas, dos métodos de obtenção das células-tronco são de fundamental importância. Para isso, a disciplina abordará os seguintes aspectos: definições e características das células-tronco embrionária, adulta e mesenquimal e seus nichos; procedimentos de coleta, processamento e criopreservação; abordagem teórica da reprogramação celular (iPS); Abordagens terapêutica e biotecnológica na utilização das células-tronco na Odontologia. Esta disciplina desenvolverá seminários com tópicos avançados, previamente selecionados a partir de artigos científicos de periódicos envolvendo o tema, que serão ministrados por alunos desta disciplina.
Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial I – Deformidades maxilofaciais, Reconstrução óssea dos maxilares, Traumatologia Maxilofacial, Tratamento cirúrgico das patologias maxilofaciais.
Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial II – Deformidades maxilofaciais, Reconstrução óssea dos maxilares, Traumatologia Maxilofacial, Tratamento cirúrgico das patologias maxilofaciais.
Defesa de Dissertação – Defesa de dissertação; entrega dos volumes da Dissertação, formulários, declarações e outros documentos exigidos pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia e por outros órgãos e/ou unidades da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Defesa de Tese – Defesa de Tese; entrega dos volumes da Tese, formulários, declarações e outros documentos exigidos pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia e por outros órgãos e/ou unidades da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Defesas e Seminários – Participação como ouvinte em Defesas de Dissertação e de Teses do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFJF.
Desafios Clínicos na Dentística Restauradora Contemporânea – Introdução aos procedimentos em Dentística Restauradora; isolamento absoluto do campo operatório, adesão aos substratos dentários atípicos, clareamento dental e laser-terapia, procedimentos de acabamento e polimento de restaurações estéticas, procedimentos diretos × indiretos, resinas compostas do tipo bulk fill, critérios de remoção de dentina cariada, cimentos resinosos aplicados em procedimentos estéticos, durabilidade de restaurações cervicais não-cariosas, aplicação de retentores intrarradiculares, restaurações cerâmicas × restaurações com resinas compostas, hipersensibilidade dentinária, reparabilidade de restaurações dentárias, aplicação de compósitos bioativos, estado atual do amálgama dental como material restaurador
Educação Interprofissional e Prática Compartilhada na Atenção Primária de Saúde – Políticas Nacionais de Atenção Primária, de Promoção da Saúde e de Humanização; Prática Interprofissional Compartilhada; Atenção Centrada no Paciente; Cuidado Integral à Saúde; Interdisciplinaridade: questões conceituais e metodológicas; Educação Interprofissional: emergência e implicações para a formação em saúde; Interdisciplinaridade e interprofissionalismo: aproximações teórico-metodológicas e impactos na docência em saúde.
Estágio Docente Doutorado – A disciplina busca oferecer estímulos adequados através do estudo da prática e dos métodos pedagógicos, bem como da vivência e participação supervisionada dos alunos de pós-graduação nas diversas disciplinas teóricas, laboratoriais ou clínicas de Cursos de graduação, abrangendo o aspecto organizacional, preparo do plano de ensino, do material didático, orientação clínica/laboratorial e processos de avaliação. Visa a formação de um docente comprometido com a integração multidisciplinar no processo de ensino, pesquisa e extensão.
Estágio Docente Mestrado – A disciplina busca oferecer estímulos adequados através do estudo da prática e dos métodos pedagógicos, bem como da vivência e participação supervisionada dos alunos de pós-graduação nas diversas disciplinas teóricas, laboratoriais ou clínicas de Cursos de graduação, abrangendo o aspecto organizacional, preparo do plano de ensino, do material didático, orientação clínica/laboratorial e processos de avaliação. Visa a formação de um docente comprometido com a integração multidisciplinar no processo de ensino, pesquisa e extensão.
Evidências científicas em reabilitação oral – Metodologias em estudos de prótese dentária e reabilitação oral; leitura e avaliação crítica de artigos científicos; planejamento e execução de pesquisas laboratoriais e clínicas em reabilitação oral; apresentação didática de temas em prótese dentária e reabilitação oral; aplicação clínica da reabilitação oral baseada em evidência científica.
Fundamentos da Pesquisa Epidemiológica – Aborda os fundamentos básicos da epidemiologia: história, conceitos, métodos, desenhos e aplicação. Aborda modelos causais em epidemiologia, medidas de validade e confiabilidade, tipos, direção e magnitude de viés em pesquisa epidemiológica, medidas de associação em diferentes desenhos de estudo epidemiológicos. Enfatiza as contribuições da epidemiologia como instrumento relevante no campo de saúde coletiva. Discute determinantes de ocorrência e distribuição de doenças e agravos à saúde em populações humanas.
Imaginologia Aplicada à Clínica Odontológica – Para realização dos procedimentos clínicos e das pesquisas, métodos de obtenção de imagens são de fundamental importância. Para tanto esta disciplina abordará os seguintes aspectos: fundamentos da radiologia; radiobiologia; radioproteção; técnicas radiográficas intra e extra-bucal; novos métodos de obtenção de imagens: patologia radiográfica; anatomia radiográfica.
Metodologia da Investigação Científica – Linguagem da pesquisa cientifica; procedimentos de formulação do projeto; identificação e definição do problema a ser pesquisado; levantamento de dados bibliográficos, documentais ou de laboratório; redação da dissertação ou relatório científico.
Patologia Bucal Aplicada à Clínica Odontológica – Nesta disciplina serão abordadas: doenças infecciosas de interesse odontológico; alterações pulpares e periapicais; doenças autoimunes de interesse odontológico; biopatologia óssea inflamatória; alterações de glândulas salivares; cistos e tumores odontológicos; lesões reacionais; lesões pré-malignas da mucosa bucal – displasia epitelial; neoplasias benignas e malignas dos tecidos bucais.
Publicação Científica em Odontologia – O artigo científico (Construção do conhecimento e a pesquisa; O que é um artigo científico; DOI – Digital Object Identifier; Por que publicar um artigo científico; Tipos de artigo – pirâmide de evidência); Redação do artigo científico (Como começar; Por onde começar; A escrita científica; Dicas gerais de redação; Plágio e fraudes científicas; Redes de colaboração de pesquisa e publicação); Estrutura de um artigo científico (Título, resumo, objetivo, fundamentação teórica (introdução), metodologia, descrição de caso clínico, resultados, discussão e conclusão); Analise de um artigo científico (Leitura crítica de um artigo científico); Periódicos em Saúde (Meios de publicação do periódico; Público alvo do periódico; Periódicos de acesso-aberto; Taxa de publicação/financiamento por agências; Periódicos de alto prestígio); Classificação dos periódicos e citação dos artigos (Journal Citation Report – Fator de impacto; Web of Science – Fator H; Indicadores SCImago; Scopus; SciELo; Qualis; O papel das publicações na avaliação da pela CAPES); Submissão (Formas gerais de submissão; Indicação dos revisores; Figuras e tabelas; Contribuição dos autores; Declaração de conflito de interesse; Declaração de direitos autorais; Declaração de consentimento – fotos de pacientes); O processo de revisão (Revisão por pares – peer-review; Resposta aos revisores).
Tópicos Avançados de Atendimento Odontológico para PNE – Características e cuidados específicos para os pacientes com necessidades especiais (PNE); Atendimento odontológico individualizado do PNE; As mudanças de paradigmas durante a historia e suas implicações para a pratica clínica; O papel do dentista na inclusão social deste grupo.
Tópicos Avançados de Dentística, Prótese e Materiais Dentários – Composição, propriedades físico-químicas, técnicas de manipulação e inserção e princípios biomecânicos de diferentes de materiais dentários utilizados em Odontologia Restauradora; Princípios de pesquisas clínicas e laboratoriais em Dentística e Prótese dentária; Aplicação clínica a partir da interpretação de resultados de pesquisas laboratoriais.
Tópicos Avançados em Endodontia – Histórico e fundamentos da endodontia. Tratamento conservado da polpa dental. Alterações pulpares e periapicais. Instrumentos de uso intra-canal. Tratamento endodôntico radical. Emergências. Reabsorções interna e externa. Obturação do canal radicular. Medicação, clareamento e cirurgia parendodôntica.
Tópicos Avançados em Implantodontia e Reparação Tecidual – Histórico e fundamentos da endodontia. Tratamento conservado da polpa dental. Alterações pulpares e periapicais. Instrumentos de uso intra-canal. Tratamento endodôntico radical. Emergências. Reabsorções interna e externa. Obturação do canal radicular. Medicação, clareamento e cirurgia parendodôntica.
Tópicos Avançados em Pesquisa: métodos e técnicas de avaliação da qualidade óssea – O tecido ósseo (Matriz óssea: composição e estrutura; Células: Osteócitos, Osteoclastos, Osteoblastos e células progenitoras; Osso cortical e osso trabecular; Qualidade óssea: condições fisiológicas e patologias relacionadas; Doenças e medicamentos que alteram o metabolismo ósseo); Estudos clínicos: Métodos e técnicas de análise do osso (Seleção dos pacientes: critérios de inclusão e exclusão; Métodos de diagnóstico e análise: Exames de Imagem; Métodos de diagnóstico e análise: avaliação histológica e biópsias; Métodos de diagnóstico e análise: Parâmetros bioquímicos; Metodologias de avaliação: macro e microarquitetura, colágeno, microdanos, e composição mineral); Estudos experimentais em modelo animal: Técnicas de análise óssea (Microarquitetura – Avaliação da microarquitetura do osso cortical e trabecular por meio de microtomografia e histomorfometria, com complementação pelas técnicas de análise de textura; Conteúdo mineral – Avaliação do conteúdo mineral e do colágeno por meio de espectroscopia FTIR e micro espectroscopia Raman; Propriedades mecânicas – Avaliação das propriedades biomecânicas do osso por meio de diferentes testes para avaliar dureza, módulo de elasticidade e resistência à flexão; Conteúdo celular – Avaliação qualitativa e quantitativa dos osteócitos (quantidade, localização, tamanho das lacunas, interconectividade, expressão de proteínas), juntamente com avaliação de osteoblastos e osteoclastos (quantidade e localização). Aplicações e análise utilizando cultura de células (primária e imortalizadas); Microdanos – Avaliação da presença dos microdanos (microcracks) por meio de análise em luz fluorescente e luz polarizada em osso não-desmineralizado incluído em metilmetacrilato. Avaliação do osteóide e áreas de reabsorção por diferentes técnicas de coloração); Aula prática: Treinamento na utilização do software ImageJ(Utilização de software de download grátis, juntamente com treinamento de instalação e utilização dos Plugins BoneJ e Fraclac para avaliação de imagens ósseas – histológicas, radiográficas, tomográficas ou microtomográficas).
Tópicos Avançados em Reabilitação Oral – Esta disciplina aborda concepções atuais da reabilitação oral estéticofuncional, discutindo técnicas clínicas e metodologias científicas sobre as áreas envolvidas na Reabilitação Oral com ênfase em Implantodontia, Cerâmicas Odontológicas, Próteses fixas, laminados e critérios estéticos.
Tópicos em Odontopediatria – Abordagem interdisciplinar e multiprofissional em Odontopediatria; Avaliação e manejo da ansiedade, medo e fobia odontológica durante o atendimento infantil; Bruxismo do sono na infância: atualidades sobre os métodos de diagnóstico e tratamento; Cimentos de ionômero de vidro: do material à prática clínica em Odontopediatria; Defeitos de desenvolvimento do esmalte: evidências científicas para o diagnóstico e tratamento infantil; Diagnóstico e Tratamento da cárie dentária na infância: abordagem contemporânea; Materiais odontológicos em Odontopediatria: atualidades e aplicabilidade clínica; Mecanismos fisiológicos, psicológicos e comportamentais das DTMs em crianças e adolescentes; Odontologia em bebês baseada em evidências científicas; Polarização, tendências e desigualdades da ocorrência da cárie dentária na infância; Promoção de saúde bucal em Odontopediatria: abordagem individual e coletiva; Qualidade de vida relacionada à saúde bucal em crianças: abordagem clínica e epidemiológica; Terapia pulpar em dentes decíduos: materiais e técnicas; Técnicas minimamente invasivas em Odontopediatria: evidências científicas; Traumatismo na dentição decídua: diagnóstico e tratamento; Uso da saliva como método diagnóstico para doenças bucais e sistêmicas em Odontopediatria; Uso de fluoretos na prática odontopediátrica: bases científicas para sua indicação; Uso do laser em Odontopediatria; Biomateriais em Clínica Infantil; Fatores influentes e resultados dos Tratamentos em Clínica Infantil.
Tópicos em Ortodontia e Ortopedia Facial I – Diagnóstico e tratamento das más oclusões; biomecânica ortodontia; aparelhos ortodônticos e ortopédicos faciais; leitura crítica de artigos em Ortodontia
Tópicos em Ortodontia e Ortopedia Facial II – Diagnóstico e tratamento das más oclusões; biomecânica ortodontia; aparelhos ortodônticos e ortopédicos faciais; leitura crítica de artigos em Ortodontia