Felipe Silva
Professor do departamento de Ciências Sociais da UFJF, pesquisador do CNPq e pesquisador visitante no CECUPS, Universidade de Barcelona. Sociólogo, com mestrado e doutorado em Sociologia (IESP – UERJ, 2014). Coordena o Comitê de Pesquisa em Teoria Sociológica da Sociedade Brasileira de Sociologia. Seu projeto de pesquisa atual tem por foco as relações entre crítica e crise, bem como a constituição de formas de reflexividade social sobre crises, procurando desenvolver um modelo teórico que ajude a compreender a produção de diagnósticos de crise no mundo contemporâneo. É membro e um dos coordenadores do grupo de pesquisa “Metamorfoses da Sociologia” (CNPq – Brasil) e coordenador do Grupo de Estudos em Teoria Social (UFJF). Atua nas áreas de teoria social, sociologia histórica, sociologia do conhecimento e dos intelectuais e teoria
política.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7005173484637605 (abre em nova janela)
Linha de pesquisa: Cultura, Democracia e Instituições
Produções recentes:
André Magnelli, Felipe Maia and Paulo Henrique Martins (Editors) “Dependency Theories in Latin America: An intellectua reconstruction”. Oxford: Routledge, 2024.
Maia, F. & Da Hora, L. “Teoria crítica e pragmatismo: Tensões e alianças na teoria social e política contemporâneas”. Revista Novos Rumos Sociológicos (UFPel), v. 12, n. 22, 2024.
Maia, F. “Crítica, crise e reconstrução em Habermas: Um diálogo com Rodrigo Cordero”. Revista CSOnline, v. 37, 2023, pp. 83 – 104.
Maia, F. “Uma teoria e uma história para a democratização brasileira”. In: Sousa et alli. “Uma difícil democracia: Diálogos sobre a obra de Luiz Werneck Vianna”. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2023.
Maia, F. “A economia imaginada do capitalismo agrário: Questão agrária e modernização no Brasil”. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2021.
Maia, F. “Crise, crítica e reflexividade: problemas conceituais e teóricos na produção de diagnósticos de época”. Sociologias (UFRGS), v. 23, p. 212 – 243, 2021.
Maia, F. “O que pode a crítica diante da crise? Um ensaio sobre tendências de crise, pandemia e reflexividades”. REALIS – Revista de Estudos Anti-utilitaristas e Pós-Coloniais (UFPE), 2021.
Maia, F. “A dinâmica da crise política no Brasil (2015-2018): Um ensaio de interpretação”. In Perlatto et alli (editors), “A Nova República em Crise”, Curitiba: Apris, 2020.
Orientandos(as):
Mestrado
Milena Regina da Silva
Doutorado
Ana Luíza da Rocha Lima
Geraldo Obermayer da Costa Braz
Lara Bortolusci Leporati
Michelle Modesto da Silva e Silva