Seminários Virtuais PPGCSO – Antropologia visual: experiências e desafios epistemológicos

Neste evento dos Seminários Virtuais do PPGCSO/UFJF, Edgar Teodoro da Cunha (UNESP) abordará o tema Antropologia visual: experiências e desafios epistemológicos”.  A mediação é de Carlos Reyna (UFJF).

Data: 11 de novembro

Link para assistir: https://www.youtube.com/watch?v=ihkHIKHlkDk

Será emitido certificado para os participantes.

Edgar Teodoro da Cunha é professor do Departamento de Ciências Sociais da UNESP (Campus Araraquara) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na mesma instituição. Possui mestrado (2000) e doutorado (2005) em Antropologia Social e Pós-Doutorado (2009-10), na Universidade de São Paulo. Em 2015 foi Visiting Scholar na University of Oxford. Atualmente coordena o NAIP – Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance, na UNESP. É autor do livro “Índio imaginado” (Alameda, 2016), co-autor de “Antropologia e Imagem” (Zahar, 2006), e co-organizador das coletâneas “Escrituras da imagem” (Edusp, 2004) e “Imagem-conhecimento” (Papirus, 2009) e “A experiência da imagem na etnografia” (Terceiro Nome, 2016). Dirigiu ainda os documentários “Jean Rouch, subvertendo fronteiras” (2000), “Ritual da Vida” (2005) e “Mbaraká, a palavra que age” (2011). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, Performance, Etnologia e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de imagem, Bororo, Ritual, Performance, Cinema, Documentário, Filme Etnográfico, Fotografia, Iconografia, Memória, Patrimônio.

Carlos Reyna possui graduação em Sociologia pela Universidad Nacional del Centro del Peru, Mestrado em Multimeios (Cinema) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1997), Doutorado em Multimeios (Cinema) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2003) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (USFCAr) (2005). Atualmente é Professor Associado II na graduação do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora e, no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSo) da Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de pesquisa “Cultura, Processos Simbólicos e Práticas Sociais”. É coordenador do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC) financiado pela FAPEMIG. Colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA) da UFJF.