O programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional da UFJF utiliza espaços físicos da Faculdade de Fisioterapia (FacFisio) da UFJF, onde está localizado e também espaços do Hospital Universitário da UFJF/Dom Bosco, da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (FAEFID) e do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF (ICB). Além desses locais, estão à disposição dos alunos o Complexo Esportivo da FAEFID, os três Ginásios do Ambulatório de Fisioterapia do HU/Dom Bosco e o Centro de Biologia da Reprodução (CBR). No campus de Governador Valadares, também contamos com espaço para pesquisa na Clínica Escola de Fisioterapia, além da utilização temporária de salas de assistência aos pacientes e de aulas práticas, quando estes não estão em utilização pelo curso de graduação.
A FacFisio conta com espaços como sala de aulas, laboratórios e toda infraestrutura física, de material de suporte para a secretaria (impressoras e telefones), além de espaço para administração do curso (Sala de coordenação e de secretaria), sala de reuniões, auditório para mais de 70 pessoas e sala de informática. A sala de reuniões (terceiro andar da FacFisio) conta com uma televisão digital de 52 polegadas e rede wi-fi. Esta permite vídeo-conferências e reuniões à distância. Além dessa sala, há também uma sala multiuso com mesa grande para reuniões de pequenos grupos.
Cada docente possui sala própria, o que é um diferencial e facilita o processo de orientação dos discentes. Todo o prédio da Faculdade de Fisioterapia no campus sede em Juiz de Fora, bem como nas instalações do mestrado (laboratórios de pesquisa, salas de aula, gabinetes de orientação e anfiteatro) dispõem de rede wi-fi, com acesso por parte de todos os docentes e discentes do PPGCRDF, o que viabiliza a oferta de disciplinas a distância, assim como facilita a discussão de projetos e reuniões e contato com pesquisadores de outros programas. Nas instalações no campus avançado de Governador Valadares também há amplo acesso a redes WIFI e estrutura de informática. A Sala de Pesquisa neste campus tem sido utilizada para uso exclusivo das atividades desenvolvidas pelo PPG na região Leste de Minas Gerais. O fato da Sala de Pesquisa estar situada dentro na Clínica Escola do Curso de Fisioterapia neste campus favorece o desenvolvimento de pesquisas clínicas com participantes da população local e que são diretamente relacionados à prática clínica do profissional de reabilitação.
Laboratórios
Os espaços físicos dos laboratórios são amplos e adequados para a condução de experimentos e aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Inúmeros esforços têm sido conduzidos com o intuito de equipá-los de forma a atender a execução dos projetos das linhas de pesquisa. Sem dúvida, os cortes financeiros de 2019 permitiram pouco progresso neste sentido. O PPGCRDF conta atualmente com oito Laboratórios de pesquisa no campus sede da UFJF, mais os espaços em outras unidades e em Governador Valadares. Os laboratórios de pesquisa que atendem ao programa no campus sede da UFJF totalizam oito, sendo quatro deles no prédio da Faculdade de Fisioterapia (FacFisio), um no Hospital Universitário – HU (unidade Dom Bosco), um na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID), um no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e um no Centro de Biologia da Reprodução, sendo que nenhum deles é compartilhado com outras IES.
Com essa estrutura física denota-se a capacidade de atender aos alunos e docentes do programa na execução de todas as fases da pesquisa: triagem, coleta, análise de dados e redação científica. Cabe ressaltar ainda que a infraestrutura disponível também atende aos docentes e discentes envolvidos em programas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e na orientação em outros programas de pós-graduação da instituição, nos quais alguns docentes desta proposta também participam. Esta estrutura permite a convivência de discentes da graduação e da pós-graduação envolvidos em projetos no mesmo laboratório, sendo oportuno e desejável para o ensino e aprendizado colaborativo de ambos.