Close side menu

DEFESAS REMOTAS

Divulgação de Defesas

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa torna pública as informações relativas às defesas de Dissertações e Teses:

DIVULGAÇÃO DE DEFESAS DE MESTRADO E DOUTORADO A OCORRER_atualizada em 29 de maio de 2020_covid19

 

Visando o bom andamento das atividades e o envio frequente de dúvidas relativas ao procedimento de realização das Bancas Remotas, recomendamos que os envolvidos leiam ATENTAMENTE todos os documentos abaixo. A equipe da PROPP está trabalhando remotamente e respondendo a todos na medida do possível. Várias dúvidas estão respondidas nos documentos, assim, reforçamos a importância da leitura atenta, por TODOS os envolvidos (coordenadores, secretários e discentes).

 

CLIQUE PARA LER AS ORIENTAÇÕES GERAIS PARA BANCAS
(ATUALIZADO EM 08/05 – alterados/incluídos os itens: 26, 27, 28, 29, 32, 39, 46, 47, 49)

 

COVID-19 : Bancas de Mestrado e Doutorado por webconferência

Realização das bancas de defesas por webconferência, conforme Resolução nº 001/2020-CSPP. O link para transmissão ao público em geral é encaminhado aos participantes da banca de defesa e ao PPG. Neste caso, a pessoa conseguirá acessar a sala da defesa ou qualificação, mas não deverá ativar microfone nem câmera, ou seja, ela assistirá a defesa, mas não aparecerá sua imagem ou será ouvido seu áudio.

Recomendamos que os orientadores e orientandos façam testes da ferramenta de webconferência antes do dia da defesa, bem como seus equipamentos (como configurações do seu notebook ou computador, câmeras e microfones).

Pergunta: Bancas de Mestrado e Doutorado poderão ser realizadas durante a suspensão das atividades devido à pandemia COVID-19?

Resposta: Sim, porém apenas bancas por webconferência poderão ser realizadas, nos termos da Resolução nº 001/2020-CSPP. A realização de bancas presenciais está suspensa.

 

Pergunta: Em razão da suspensão das atividades devido à pandemia COVID-19, os prazos para a realização de defesas de mestrado e doutorado serão flexibilizados?

Resposta: Sim. Nenhum aluno será prejudicado quanto aos seus prazos por conta da suspensão das atividades, resguardando-se os envolvidos.

 

Pergunta: Um membro poderá participar do exame mesmo sem ter uma webcam, i.e., sem mostrar sua imagem aos demais membros e eventualmente para o público em geral, durante o exame?

Resposta: Não. É necessário que todos os membros participantes tenham equipamentos mínimos para webconferência (computador com internet, câmera e microfone; ou smartphone com câmera). Caso docentes ou discente não tenham os equipamentos, a banca poderá ser remarcada para realização de forma presencial tão logo as atividades acadêmicas sejam reestabelecidas, sem prejuízo quanto ao prazo de integralização.