Fechar menu lateral

Grupos de Pesquisa


 

Grupo de Otimização Heurística e Bioinspirada – GOHB

Pesquisadores :

Prof. Ivo Chaves da Silva Junior

Prof. Leonardo Willer de Oliveira

Prof. Edimar José de Oliveira

Prof. Bruno Henriques Dias

Prof. André Luis Marques Marcato

Prof. Flávio Vanderson Gomes

 

Descrição:

Nas últimas décadas, pesquisadores procuraram desenvolver novas abordagens para problemas de otimização, tendo como inspiração os mecanismos de adaptação biológica presentes da natureza.Neste sentido, foi criado o Grupo de Otimimização Heurística e Bioinspirada  (GOHB). O foco principal dos estudos, trabalhos e pesquisas desenvolvidas é voltado para a área de otimização nas seguintes ênfases: Sistemas Elétricos de Potência, Sistemas de Energia, Robótica e Eficiência Energética.

 

Site

http://www.ufjf.br/gohb/

Voltar ao topo


 

Núcleo de Pesquisa em Automação e Eletrônica de Potência – NAEP

Grupo:
Augusto Santiago Cerqueira
Carlos Augusto Duque
Henrique Antônio Carvalho Braga
Moises Vidal Ribeiro
Pedro Gomes Barbosa

 

Descrição:
Os projetos relacionados com a área de Controle e Automação estão direcionados ao desenvolvimentoControladores Inteligentes e Sistemas de Automação Industrial. As ações mais recentes englobampesquisas em 1) Desenvolvimento de Controladores Nebulosos; 2) Projetos de Redes de Campo CAN; 3)Sistemas de Automação aplicados às redes de distribuição de energia elétrica e 4) Sistemas de Retrofitsde Computadores de Processos Industriais.

Voltar ao topo


 

Núcleo de Pesquisa em Sistemas Elétricos de Potência – NUPESP

Grupo:
Abilio Manuel Variz
André Luis Marques Marcato
Débora Rosana Ribeiro Penido

Delfim Soares Júnior
Edimar José de Oliveira
Ivo Chaves da Silva Junior
João Alberto Passos Filho
José Luiz Rezende Pereira
Leandro Ramos de Araújo
Marcio de Pinho Vinagre
Paulo Augusto Nepomuceno Garcia
Vander Menengoy da Costa

 

Descrição:
Este grupo de pesquisa tem desenvolvido ferramentas computacionais aplicados a sistemas de geração, transmissão, distribuição de energia elétrica e campos eletromagnéticos.
Em sistemas de geração destacam-se as ferramentas para planejamento a longo, médio, curto e curtíssimo prazo.
Em sistemas de distribuição tornam-se necessários o desenvolvimento de novas técnicas para restabelecimento, reconfiguração e expansão a fim de melhorar a qualidade da energia com custo reduzido.
Em sistemas de transmissão destacam-se as modelagens da rede e equipamentos de controle destinados á otimização dos sistemas existentes, tendo em vista as restrições ambientais e econômicas para a expansão.
Na modelagem de campos eletromagnéticos são usadas técnicas de discretização espacial/temporal (método das diferenças finitas, dos elementos finitos e dos elementos de contorno) para análises no domínio do tempo e em domínios transformados.

Voltar ao topo


 

Processamento de Sinais e Inteligência Computacional Aplicados a Sistemas de Potência – PSCOPE

O PSCOPE é um núcleo de pesquisa que busca desenvolver soluções completas em monitoração, diagnóstico, proteção e controle para sistemas de potência. A filosofia de projeto do núcleo se apoia no tripé: hardware, software e algoritmos, ou seja, o grupo está capacitado a desenvolver soluções que vão desde a concepção dos algoritmos e métodos, até a sua implementação em software e hardware.

Voltar ao topo