Fechar menu lateral

DOUTOR VLADIMIRO MIRANDA REALIZARÁ PALESTRA NO PPEE

O Professor Catedrático da Universidade do Porto e Diretor do INESC Porto, Vladimiro Miranda, ministrará uma palestra sobre a Otimização aplicada a Sistemas Elétricos de Potência, na tarde de quarta-feira (20/10). Além deste tema, serão tratados no encontro questões como Redes Neurais Autoassociativas, Enxames Evolucionários, Information Theoretic Learning, e uma apresentação da INESC Porto.
O encontro ocorrerá nesta quarta-feira, de 14 às 18hs, no Anfiteatro da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e a presença dos alunos do PPEE é obrigatória.


Breve Biografia

O Doutor Vladimiro Miranda é atualmente Professor Catedrático da Universidade do Porto, Portugal, e também Diretor do INESC Porto, o mais importante instituto privado e sem fins lucrativos e de investigação em tecnologias da informação em Portugal, onde foi durante anos o coordenador da área de Sistemas de Energia e onde assume hoje na Direcção o pelouro de estratégia da área de energia. Foi também Professor Catedrático na China, na Universidade de Macau e Presidente do INESC Macau, instituição de pesquisa luso-chinesa. É Fellow do IEEE (o mais alto grau profissional conferido no mundo por essa instituição dos Estados Unidos da América) e autor de mais de 200 publicações , de entre as quais assumem importância os artigos versando a aplicação de inteligência computacional aos sistemas de energia, em especial conjuntos difusos, redes neurais e algoritmos evolucionários. Foi responsável pela participação do INESC Porto em numerosos projetos da União Europeia, em vários dos seus programas de pesquisa, bem como de projetos com a indústria e empresas do setor elétrico, inclusive no Brasil. Serviu e serve também no Conselho de Administração de empresas spin-off criadas pelo sistema INESC e tem uma densa experiência em gestão de ciência e tecnologia em instituições de interface. Orientou, co-orientou ou cooperou na orientação de numerosas teses de doutorado e mestrado em temas de energia com alunos de diversas regiões do mundo e em universidades em Portugal, Argentina, Bósnia, Brasil, China, Equador, Noruega e Suécia. Tem servido de consultor e avaliador de projetos na área de energia em Portugal, África do Sul, Argentina, Croácia ou Noruega, para os respectivos governos ou sistemas de supervisão do sistema científico universitário. É membro da comissão organizadora de vários congressos internacionais importantes na área de sistemas de energia como PMAPS, ISAP, IEE PowerTech. Uma referência aos seus artigos mais importantes pode encontrar-se em http://www.inescporto.pt, na secção dedicada às publicações.