Fechar menu lateral

PALESTRA Título: Solução Paralela de Sistemas Elétricos de Grande Porte Através do Método de Equivalentes de Thevenin Multi-áreas

Palestrante: Marcelo Tomim

Sinopse: No algoritmo MATE (Multi-Area Thévenin Equivalents), redes elétricas são particionadas em várias subredes interligadas apenas por um número limitado de linhas de transmissão, também conhecidas como elos. Neste contexto, cada sub-rede é calculada independentemente e cada solução combinada no âmbito do sistema de elos. Um vez que as correntes nos elos são calculadas, novas injeções de corrente são obtidas para cada subsistema, o quê permite a solução final de cada subsistema, levando em consideração suas conexões externas. Desempenho e escalonamento deste método também são analisados, assim como comparações com outros métodos sequenciais e paralelos para a solução de sistemas lineares sparsos de grande porte associados a sistemas elétricos de potência.

Biografia: Marcelo Tomim ingressou na Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), Brasil, em 1996, no curso de engenharia elétrica com enfâse em sistemas de potência. Em 1999, ele participou de um programa de graduação sanduíche entre Brasil e Alemanha, financiado pela CAPES e DAAD. Durante este período, ele foi aceito como estudante visitante na Universidade Técnica de Darmstadt (TUD), Alemanha. De volta ao Brasil, concluiu sua graduação em 2001 e iniciou suas atividades no programa de mestrado da EFEI, a qual se tornaria Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Em 2004, defendeu sua disssertação de mestrado abordando a análise de sistemas susceptíveis à ressonância subsíncrona. De 2004 a 2009, ele participou do programa de doutoramento pleno no exterior, patrocinado pela CAPES, na Universidade de British Columbia (UBC), Vancouver, Canada, onde obteve o título de Ph.D. abordando paralelização de simulações de transitórios eletromecânicos em sistemas elétricos de potência de grande porte. Atualmente, ele se encontra na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, Brasil, no departamento de engenharia elétrica como pós-doutor. Seu principais interesses são modelamento e dinâmica de sistemas elétricos de potência, simulações de fenômenos eletromagnéticos e eletromecânicos em sistemas de potência e computação paralela de alto desempenho aplicada a sistemas de potência.