Nota de Falecimento

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) informa, com grande pesar, o falecimento do Professor José Luiz Rezende Pereira. O Professor José Luiz foi um dos pesquisadores fundadores do programa, em 1998, e um de seus membros mais dedicados e atuantes. Sempre foi um líder muito respeitado por todos. Sua atuação profissional norteou a carreira de inúmeros engenheiros e pesquisadores do setor elétrico. Na UFJF, liderou a criação de um grupo na área de Sistemas Elétricos de Potência. Foi vice-reitor da UFJF por dois períodos consecutivos de 2006 a 2014. É reconhecido internacionalmente através do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) e nacionalmente. Exercia liderança na CAPES, CNPq e FAPEMIG, onde atuava em diversas frentes. Coordenou dezenas de Projetos de Pesquisa com várias empresas brasileiras. Atualmente, liderava o único Instituto de Ciência e Tecnologia da UFJF, o INERGE (Instiuto Nacional de Ciência e Tecnologia na Área de Energia). As manifestações de colegas de todo o Brasil e de seus inúmeros ex-alunos e orientados demonstram o carisma do professor e sua dedicação com as pessoas e a instituição. Deixa esposa (Daise) e três filhos (Marina, Fernando e Isabela). Neste momento tão difícil, o PPEE se solidariza com sua família e amigos.

Prof. José Luiz Rezende Pereira