MINICURSO – INTEGRAÇÃO DE CONVERSORES ESTÁTICOS APLICADA A SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica convida a todos os que se interessarem a participar do minicurso “INTEGRAÇÃO DE CONVERSORES ESTÁTICOS APLICADA A SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO” que será ministrado no dia 24/11 a partir das 08:30h no anfiteatro do PPEE por professores convidados da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.

Segue abaixo o programa do minicurso e algumas informações relevantes sobre os palestrantes.

“Integração de Conversores Estáticos aplicada a Sistemas de Iluminação”

Parte da manhã (08:30h):
– O Porquê da integração,
– Vantagens e Desvantagens,
– metodologia da integração,
– Equacionamentos gerais,
– Ábacos de Análise de esforços em semicondutores,
– Simulações,

Parte da tarde (13:30h):
– Aplicações de topologias integradas nos mais diversos sistemas de iluminação,
– Simulações e estudos de caso comparativos.

Sobre os palestrantes:

Thiago Bandeira Marchesan
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica (2007) pela mesma Universidade. Realizou seu doutorado com estágio na Universidad de Oviedo, España. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Eletrônica e Computação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, tendo atuado como pesquisador do Grupo WEG (Weg Equipamentos Elétricos S.A.), professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e da Universidade do Noroeste do Estado do RS (UNIJUI). Atua, principalmente, nas seguintes áreas: Projeto e desenvolvimento de reatores eletrônicos para lâmpadas de descarga em alta e baixa pressão, fontes chaveadas, métodos de correção do fator de potência, controle de intensidade luminosa, e em inovações na área de transformadores de potência (Grupo WEG T&D).

Marco Antônio Dalla Costa (Bolsista de produtividade em pesquisa 2)
Possui graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Eletrônica de Potência pela Universidade Federal de Santa Maria (2002 e 2004, respectivamente). Finalizou o curso de doutorado na Universidad de Oviedo – Espanha em fevereiro de 2008 recebendo o título de Premio Extraordinario de Doctorado. Atualmente é professor em tempo integral na Universidade Federal de Santa Maria. É autor de mais de 30 artigos completos publicados em periódicos internacionais Qualis A1, e mais de 60 artigos científicos publicados em congressos internacionais e nacionais. É revisor dos seguintes periódicos: Electronics Letters, IEEE Transactions on Plasma Science, IEEE Transactions on Industrial Electronics, IEEE Transactions on Power Electronics e Revista Eletrônica de Potência (SOBRAEP). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: LED drivers, electronic ballasts (reatores eletrônicos), self-oscillating drivers, dimming de lâmpadas de descarga de alta e baixa pressao, ressonâncias acústicas e eficiência de circuitos eletrônicos.