PALESTRA: TELECOMUNICAÇÕES E A ERA DA INFORMAÇÃO

Ao longo dos anos 80 a revolução digital espalhou-se e nos colocou no que hoje denominamos a era da informação que, pode-se dizer, teve inicio há cerca de 20 anos, com o advento da INTERNET cujo surgimento foi possível após a popularização do uso do PC (computadores pessoais) iniciada nos anos 70. Ainda que a internet exista de fato desde 1969, foi a ideia inovadora da World Wide Web (1989) que tornou a INTERNET de fato uma rede de comunicação global.

A área de telecomunicações é o principal agente (juntamente com a ciência da computação) por alavancar as novas formas de convivência que constituem o que hoje chamamos de era da informação. Curiosamente novos avanços na área de telecomunicações, em resposta às demandas para transportar informação em velocidade cada vez maior e cada vez em maior quantidade, foram impulsionados pela própria era da informação.

O mercado de telecomunicações cresce a passos rápidos. A necessidade de profissionais capacitados para atuar no desenvolvimento e implantação de novas tecnologias e atender a demanda por novos serviços tem levado diversas instituições a dar atenção especial à formação destes profissionais. A importância da área e dos conhecimentos nela envolvidos assim como as oportunidades e o momento, vêm exigindo que tantos os estudantes como as instituições, em escala mundial, persigam um ensino de excelência nesta área.

Palestrante: Prof. WEILER ALVES FINAMORE

Biografia: Prof. Weiler Finamore é graduado em Engenharia Elétrica (Telecomunicações) pela PUC-Rio em 1969, MSc e PhD em Engenharia Elétrica pela University of Wisconsin-Madison USA em 1973 e 1978 respectivamente. Atualmente é Professor Associado da PUC-Rio, vinculado ao CETUC (Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio) onde se dedica ao ensino e pesquisa na área de Teoria da Informação Aplicada. Orientou 5 teses de doutorado e mais de 20 dissertações de mestrado. Nos períodos 1990-91 e 1994-95 foi Pesquisador Visitante do Centro Científico Rio da IBM-Brasil. Nos períodos 1970-73 e 1978-79 foi Professor Assistente e Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPa. Foi Presidente da SBrT (Sociedade Brasileira de Telecomunicações) no período Março/2008-Março/2010. Foi membro do Comitê Assessor de Eng. Elétrica do CNPq no período Maio/1996-Fev/1999; Tesoureiro da SBrT no período 1994-1996 e Secretário no período 1992-1994. De Março de 1982 a Março de 1984 foi Diretor do CETUC.

Anfitrião: Prof. Moisés Vidal Ribeiro

Quarta-feira, 29/06/2011 às 16:00h