PALESTRA NO PPEE ATRAI ESTUDANTES DE DIFERENTES CURSOS

O Engenheiro Eletricista Emerson F. Cardoso apresentou uma palestra no dia nove de junho deste ano, no anfiteatro da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE), representando a empresa Simon Lighting / Tecnowatt Iluminação. A palestra teve como tema o “Uso de LEDs em Decoração Pública e Decorativa Arquitetônica” e contou com a presença de professores e estudantes de Engenharia Elétrica, Arquitetura e Engenharia Civil.

A palestra foi dividida em três partes: Apresentação do ambiente físico e das tecnologias da Tecnowatt Iluminação, incluindo o processo de simulação de luminárias e de produção de lâmpadas LEDs nesta empresa; explicação de conceitos de Iluminação, para padronização das informações dos espectadores; e exibição de cases de iluminação.

Um dos desafios do encontro foi justamente ser acessível aos conhecimentos específicos dos alunos de diferentes cursos, sem se tornar superficial. Mas o palestrante driblou bem essa dificuldade ao introduzir o assunto com os conceitos básicos necessários deste ramo, como fez ao explicar “o que é luz?” e a “anatomia do olho”.

Pedro Almeida é bolsista do Núcleo de Iluminação Moderna (NIMO) da UFJF e, para ele, essa palestra foi muito importante, servindo para divulgar a tecnologia e esclarecer dúvidas recorrentes. Pedro lembra que, “os LEDs estão sendo atualmente pesquisados como uma alternativa luminosa com mais eficiência energética e consciência ambiental”.

O próprio palestrante, Emerson F. Cardoso, reconhece que a aplicação de luminárias com tecnologia LED na iluminação pública ainda é modesta devido ao alto custo dos produtos, mas ele estima que, com a evolução dos meios de produção, em cinco anos essa tecnologia atinja 40% do mercado e em dez anos 75%. “A aplicação da tecnologia LED proporciona economia de energia devido à eficiência do componente e estima-se que em dois anos ele se tornará mais eficiente que as lâmpadas utilizadas hoje para iluminação de vias. Outro fator é a maior vida útil dos LEDs, que representa menor custo de reposição e manutenção”, ressalta o palestrante quanto aos benefícios do uso de lâmpadas LEDs no futuro.

A tecnologia para o uso de LEDs na iluminação pública ainda é nova, mas é promissora, e justamente por isso atrai o interesse de estudantes de diversos cursos. O próprio Núcleo de Iluminação Moderna (NIMO) já possui um projeto, em parceria com a Eletrobrás, de substituição das luminárias com lâmpadas vapor de sódio por luminárias LED no anel viário da faculdade de Engenharia