PALESTRA ABORDA QUESTÕES INDISPENSÁVEIS PARA O SETOR ELÉTRICO

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) recebeu, no dia 24 de maio, a palestra “Planejamento da Expansão de Sistemas Elétricos: modelos, desafios e exemplos”, ministrada pelo engenheiro e pesquisador da PSR (Power System Research), Silvio Binato.

“Planejamento da Expansão de Sistemas Elétricos: modelos, desafios e exemplos”

A expansão do setor elétrico é um tema de interesse não só de alunos de Engenharia Elétrica, mas da sociedade como um todo. “Note que o processo que determina a tarifa de energia elétrica está associado de alguma forma aos custos para fazer com que o sistema funcione. É importante para as pessoas leigas saber que o sistema é planejado e operado com um senso que busca a otimização dos recursos, pois só desta forma é que se garante uma minimização da tarifa para o consumidor final”, afirmou Silvio Binato sobre a importância do tema abordado.

Para a aluna Daniela Andrade as questões tratadas são de grande utilidade, pois demonstram a dimensão dos problemas do setor elétrico e dos estudos que vem sendo feitos para solucionar o problema em diversas partes do mundo. Foi mostrado na palestra como a PSR trata o problema, tanto em um contexto brasileiro, como em um contexto mundial, com projetos realizados para entidades de diversos países.

Existe um conjunto de problemas relacionados à questão da expansão de sistemas elétricos que necessita ser abordado no futuro. Por esse motivo, Binato caracterizou a exposição como motivacional, já que em nenhum momento foram apresentadas soluções para os problemas abordados. Todas as questões ficaram em aberto, deixando para os alunos pontos chave que ainda precisam ser pesquisados.