Fechar menu lateral

RTDS – Real Time Digital Simulator

O PPEE recebeu do  MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 2008 recursos de aproximadamente R$ 800.000,00 para a aquisição do equipamento RTDS (Real Time Digital Simulator). O RTDS é utilizado para simular transitórios eletromagnéticos em sistemas de potência, possibilitando reproduzir os comportamentos destes, próximos dos que ocorrem na prática, sendo fundamental para o desenvolvimento e testes de novos equipamentos, nas seguintes áreas:
(a) Instrumentação e Processamento Digital de Sinais Avançados para sistemas de Potência;
(b) Transmissão de dados em redes elétricas;
(c) Sistemas Eletrônicos de Potência para SEP;
(d) Novas filosofias e equipamentos para proteção, controle e monitoramento de SEP.

 

O desenvolvimento de metodologias/equipamento de análise, instrumentação, medição e controle para o SEP sempre esbarra em dois problemas básicos que é o da geração das situações de falhas no
sistema e a validação das novas filosofias e equipamentos. Esta validação e testes necessitam de simuladores que possam gerar os sinais de corrente e tensão em tempo real, correspondente às situações reais de interesse, e que também possam receber sinais de controles externos, advindos dos equipamentos. O RTDS apresenta esta característica. A aquisição do RTDS possibilitará ao PPEE dar um salto qualitativo relevante, expresso por:

(a) desenvolvimento de pesquisas experimentais com grande interesse para a indústria do setor elétrico;
(b) aumento do número de patentes;
(c) maior interação com a indústria
do setor;
(e) consolidação da UFJF como um pólo de referência em pesquisas aplicadas para o setor de energia elétrica.

 

A configuração a ser adquirida pela UFJF constará de 3 módulos processadores (GPC), 1 módulo de comunicação, módulos de interface de entrada e saída e módulo de amplificação. Esta configuração possibilitará a simulação de redes de potência típicas (incluindo os geradores, as linhas de transmissão, chaves eletrônicas e funções de controle e análise), bem como possibilitará testar equipamentos ou
protótipos de relés de proteção, sistemas de medição e instrumentação e sistemas de eletrônica de potência (HVDC, SVC, FACTS).