A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é uma universidade pública, sediada em Juiz de Fora (MG), com um campus avançado em Governador Valadares (MG). A instituição posiciona-se como um polo científico e cultural de uma região de mais de três milhões de habitantes e está classificada entre as melhores universidades da América Latina, com reconhecimento nacional e internacional.
A Universidade Federal de Juiz de Fora foi criada em 23 de dezembro de 1960, por ato do então presidente Juscelino Kubitschek. A Cidade Universitária foi construída no ano de 1969, local onde permanece até os dias atuais. Segunda universidade federal do interior do país a ser criada – atrás apenas da de Santa Maria (RS) – a instituição se formou a partir da agregação de estabelecimentos de Ensino Superior de Juiz de Fora, reconhecidos e federalizados.
Medicina, Engenharia, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia e Odontologia foram os primeiros cursos. Em seguida, foram vinculados Geografia, Letras, Filosofia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e História. Cursos oferecidos nas modalidades de licenciatura foram distribuídos entre as diversas unidades do campus.
O curso de Jornalismo foi criado e veio a se constituir em um dos Departamentos da Faculdade de Direito. Na década de 70, com a Reforma Universitária, a UFJF passou a contar com três institutos básicos: Instituto de Ciências Exatas (ICE), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Em 1999, uma nova unidade foi criada: o Centro de Ciências da Saúde, onde passaram a funcionar os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina. Em 2006, foram criados o Instituto de Artes e Design (IAD) e a Faculdade de Letras (Fale).
Presente no dia a dia dos estudantes, desde o nível fundamental até a pós-graduação, a UFJF investe na qualificação de seu corpo docente e dos técnico-administrativos em educação, busca a atualização constante de laboratórios e salas de aula e prioriza o diálogo com a sociedade, atendendo a todos os preceitos do tripé ensino, pesquisa e extensão. A UFJF conta hoje com 93 opções de cursos de graduação, 36 de mestrado e 17 de doutorado, em todas as áreas do conhecimento. Pelo campus da UFJF circulam diariamente mais de 20 mil alunos, sem contar os cerca de três mil estudantes da educação a distância.
Constituída como centro de pesquisa e produção de conhecimento, a UFJF busca a formação de profissionais éticos, críticos, com alta qualidade para atuação tanto no mercado de trabalho quanto na academia, e compromissados com uma sociedade mais justa e igualitária.
Fonte: site da UFJF em julho/2020.
O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora localiza-se no bairro Cidade Universitária, Cep 36036-330 – Juiz de Fora (MG)
Tanto quem vem de Belo Horizonte quanto do Rio de Janeiro deve pegar a BR040.Para quem sai de São Paulo o caminho mais prático é seguir pela BR116 até Barra Mansa. De lá pegar a BR393 até Três Rios. A partir daí o trajeto é pela BR040. O turista de Vitória (ES) deve pegar a BR262 até Manhuaçu. A partir desta cidade são 16 Km até a BR116. Seguir por ela até a cidade de Leopoldina e de lá pegar as indicações para Bicas e Juiz de Fora.
Belo Horizonte – 260km Rio de Janeiro – 180km
São Paulo – 460km Barbacena – 110km
Três Rios – 74km Vitória – 487km
Juiz de Fora teve origem com a abertura do Caminho Novo, estrada construída para o transporte de ouro no século XVIII. Chegou a ser chamada de Manchester Mineira à época de seu pioneirismo na industrialização sendo a cidade mais importante do Estado. Atualmente, é um dos principais pólos industriais, culturais e de serviços do País. A cidade oferece um efervescente circuito cultural e artístico, onde se incluem, dentre outros, o Cine Teatro Central, o Fórum da Cultura, o Museu Mariano Procópio e o Museu de Arte Moderna da UFJF.
Juiz de Fora é uma das cidades brasileiras com melhores índices de qualidade de vida. Com cerca de 600 mil habitantes, a cidade tem um PIB per capita de R$ 19.188,73 e uma das mais altas expectativas de vida do Brasil. A cidade está estrategicamente localizada, por se situar a 180 km do Rio de Janeiro, a 240 km de Belo Horizonte e a 500 km de São Paulo. Outro aspecto a salientar é que a cidade possui um custo médio de moradia, transporte e alimentação relativamente baixo frente aos principais centros do país.