Fechar menu lateral

Disciplinas Eletivas do 1º Trimestre 2022

O Programa de Pós-graduação em Economia/UFJF está oferecendo três disciplinas eletivas para os seus alunos neste 1º trimestre de 2022. As disciplinas são:

  • Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais
    O curso apresenta conteúdos sobre decisão de como e quando realizar de forma ótima a exploração dos recursos naturais como petróleo e florestas. Além disso, trata da relação entre aspectos intuitivos da teoria econômica e o contexto do meio ambiente, valoração ambiental, água, biodiversidade, poluição, instrumentos de políticas ambientais, sustentabilidade, dentre outros. Uma das principais virtudes do curso é a abertura que existe para a realização de debates sobre cada tópico apresentado e as análises críticas discutidas representam grande valor ao aprendizado para os discentes e docente.
  • Economia Internacional
    A disciplina Economia Internacional possui abordagem teórico-prática sobre temas de finanças internacionais e comércio internacional com uma interface com organização industrial. Busca-se utilizar uma metodologia de ensino através de discussão dos temas em forma de seminários com participação de todos os alunos, trabalhando o ferramental teórico e empírico de forma a possibilitar estudos em questões sobre taxa de câmbio; política monetária; padrão do fluxo de comércio; sistemas de proteção comercial.
  • Macroeconomia Aplicada
    A macroeconomia é uma enorme área de pesquisa com interesses em questões relevantes. O curso tem por objetivo trabalhar em algumas dessas grandes questões, com olhar específico no curto prazo envolvendo as discussões sobre flutuações econômicas (Business Cycle). Faremos isso usando modelos dinâmicos e estocásticos de equilíbrio geral (RBC/DSGE) que levam seriamente a otimização de agentes com formação de expectativas racionais. A construção, simulação e estimativa de modelos macroeconômicos constituem o principal workhouse da macroeconomia atual. Esses modelos são amplamente usados por bancos centrais, policymakers, analistas de mercado e acadêmicos para projeções de políticas e análises de ciclos econômicos.

As inscrições em disciplinas deverão ser feitas de 18 a 21/02/2022.

De acordo com o disposto no Artigo 4º do Regimento do PPGE: “II – disciplinas eletivas são aquelas que, por apresentarem estreita relação com a Economia, podem incorporar-se aos programas individuais e específicos de curso e investigação, por opção dos alunos e recomendação dos orientadores acadêmicos.”

Saiba mais sobre as disciplinas do PPGE na página Disciplinas.