Professor da USP e Insper ministra aula magna no PPGE

O professor doutor Naercio Aquino Menezes Filho, que atua na USP e no Insper, vai ministrar a aula magna do PPGE, no dia 15 de março, às 14h30, na sala 5 da Faculdade de Economia. A aula, cujo tema é  Hyperinflation, Income Shocks and Early Child Development:  Longitudinal Evidence from Brazil, abrirá oficialmente as atividades para o ano de 2018 e marcará a retomada dos Working Papers (antigos Textos para Discussão) do Programa.

O professor doutor Naercio Aquino Menezes Filho possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Economia pela mesma universidade e doutorado em Economia pela University College London (1997). Atualmente, é Professor Titular (cátedra IFB) e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), Professor Associado da Universidade de São Paulo e Consultor da Fundação Itaú Social. Membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância, tem experiência na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Organização Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.

Título da Aula Magna – Hyperinflation, Income Shocks and Early Child Development:  Longitudinal Evidence from Brazil

Abstract – This paper examines the effect of the average real value of the minimum wage in the first quarters of life on early child development and long-run human capital outcomes for a cohort born in Brazil in a period of hyperinflation. It uses the variation coming from the day of birth within a month to identify the effects of the minimum wage on human capital. It shows that the average daily minimum wage during the first quarter of life has a large effect on weight, height and socioemotional skills at 11 and also on average years of schooling and the probability of high school graduation when at 18, only for the children of low educated mothers.