Professora portuguesa ministra curso no PPG em Economia

Estão abertas as inscrições para o mini-curso “Modelos com Equações Estruturais”, que será ministrado pela professora Dra. Maria de Fátima Salgueiro, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em Portugal. O evento ocorre nos dias 23 e 25,  terça e quinta-feira, das 15h às 18h, na sala 5 da Faculdade de Economia. O mini-curso será voltado par alunos de pós-graduação em Economia e áreas afins, além de estudantes de iniciação científica em Economia, Estatística e áreas afins. Interessados podem se inscrever por meio do Siga.

Resumo do mini-curso

Modelos com Equações Estruturais (Structural Equation Modelling) designa atualmente um framework integrador de um conjunto de modelos estatísticos, do qual podem ser considerados casos particulares os modelos de análise factorial confirmatória, de regressão linear múltipla multivariada (equações simultâneas), de equações estruturais global ou de análise factorial de segunda ordem. O modelo de equações estruturais global permite estimar, simultaneamente, um conjunto de relações de dependência entre variáveis, algumas das quais podem ser latentes, i.e., não diretamente mensuráveis mas medidas a partir de um conjunto de indicadores manifestos, e sujeitas a erro de medida. São variadas e crescentes as áreas de aplicação deste tipo de modelos, incluindo a a Economia, Gestão, o Marketing e a Psicologia. Neste curso é feita uma breve resenha histórica deste tipo de modelo e apresentada a terminologia e notação comumente utilizadas. São apresentadas as equações e os pressupostos dos modelos, explicitados os métodos disponíveis para a sua estimação, e listadas medidas de aferição da qualidade do ajustamento modelo-dados. As potencialidades dos programas estatísticos atualmente disponíveis para estimação deste tipo de modelos são discutidas, e é proposta uma metodologia de modelação a seguir pelo analista. Durante o curso são dados exemplos de aplicação em áreas das ciências sociais. É ainda feita uma breve síntese de alguns dos desenvolvimentos mais recentes ao nível da estimação de modelos incorporando informação sobre o desenho amostral complexo, de modelos com dados omissos, e de modelos com trajetória latente (latent growth curve models).

Sobre a professora dra. Maria de Fátima Salgueiro

A professora dra. Maria de Fátima Salgueiro é Professora Associada (com agregação) do Departamento de Métodos Quantitativos do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em Portugal. Suas principais áreas de atuação são modelagem estatística e metodologias para análise de dados em painel, com interesse especial em modelos de equações estruturais. Foi coordenadora de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal que envolveu pesquisadores do Reino Unido, Brasil e Portugal, entre os anos de 2007 e 2011. É autora de inúmeros artigos publicados (ou aceitos para publicação) em periódicos internacionais, incluindo International Journal of Sustainable Development & World Ecology, Ecological Indicators, Leisure Studies, Journal of Marketing Communications, Journal of Official Statistics, Journal of Applied Statistics; Service Business, Journal of Retailing & Consumer Services, Business Horizons, Journal of Marketing Education, Quality and Quantity Journal, British Journal of Health Psychology, Multivariate Behavioral Research, Journal of Multivariate Analysis, Psychometrika e Biometrika. É autora de capítulos dos seguintes livros “Advances in Regression, Survival Analysis, Extreme Values, Markov Processes and Other Statistical Applications” e “Recent Developments in Modeling and Applications in Statistics”, ambos publicados pela Springer em 2013. É ainda autora do livro “Modelos com Equações Estruturais” publicado em 2012 pela Sociedade Portuguesa de Estatística.