Fechar menu lateral

CNPq lança chamada Universal 2016

Também está aberta a Chamada CNPq/MCTI nº 01/2016 – Universal, com o objetivo de democratizar o fomento à pesquisa científica e tecnológica no país, contemplando todas as áreas do conhecimento. Os pesquisadores têm até 26 de fevereiro para apresentar suas propostas. Cada um poderá apresentar apenas um projeto, que deve ser executado em um período de 36 meses, a partir da data de contratação.

Os recursos disponibilizados para os projetos serão divididos em três níveis, com valores que variam de R$ 30 mil a R$ 120 mil.

Serão beneficiados programas desenvolvidos em instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), públicos ou privados, sem fins lucrativos, além de projetos ligados a empresas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Para ter acesso aos recursos da Chamada Universal, a solicitação deve ser feita pelo coordenador do programa que, obrigatoriamente, deverá possuir título de doutor e ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da documentação. Além disso, deve possuir vínculo celetista ou estatuário com a manutenção de atividades acadêmico-cientifícas na instituição de ensino a pesquisa. Por fim, não ter projeto vigente aprovado em Chamada Universal anterior.

A chamada prevê a concessão de 1.500 bolsas de Iniciação Cientifíca (IC) e outras 1.00 bolsas de apoio técnico (AT), também com duração de até 36 meses.

Outras informações estão presentes no edital.

Fonte: http://www.cnpq.br/