Fechar menu lateral

Congresso de Economia Política recebe resumos

Segue até o dia 1º de setembro o prazo para o envio de resumos para o  I Congresso de Economia Política da Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina. O evento, que tem como tema “Os desafios da Argentina e da economia latino-americana”, acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro Cultural de Cooperação “Floreal Gorini”, em Buenos Aires. O objetivo é debater as condições econômicas difíceis vivenciadas pela Argentina e pela América Latina, em um espaço aberto para intercâmbio entre várias correntes heterodoxas de pensamento e tradições latino-americanistas. O congresso está sendo organizado pelo Departamento de Economia Política do Centro Cultural de Cooperação e da Universidade Nacional de Quilmes

Outras informações 

Depois de uma década, com excelentes resultados econômicos e sociais, os governos da América Latina enfrentam uma série de questões em aberto sobre a prolongada crise nos países centrais, que até agora poderia compensar o crescimento nos países asiáticos. A redução do crescimento chinês, o aumento da concorrência no mercado global para bens industriais e mudanças na política monetária dos Estados Unidos abrem perspectivas menos animadoras do ponto de vista do financiamento externo.

Com a perspectiva de um retorno da crise na balança de pagamentos típicos do nosso continente, é possível que a década que se abre seja menos próspera e mais conflituosa. A fuga de capitais que a Argentina sofreu pode ser interpretada como parte desse processo, embora seja impossível negar as especificidades do caso. A estratégia do governo argentino para superar as restrições externas parece ser melhor orientada para a inserção produtiva através de empresas multinacionais, embora a opção de endividamento externo é apresentada por muitos como uma necessidade, ou pelo menos como um complemento. A restrição de divisas também oferece aos setores de exportação maior poder de negociação nas definições de política interna, determinando as políticas de desenvolvimento, a melhoria da distribuição de renda e integração regional.

 

Datas importantes:

Prazo para envio de resumos: 01 de setembro de 2014.

 Prazo para Trabalhos: 01 de março de 2015.

Congresso: 18 e 19 de Novembro de 2014. 

 

Temas gerais:

 1) Argentina: a desvalorização dos fundos abutre

 A desvalorização do início de 2014 abriu a discussão sobre os limites do “modelo de desenvolvimento com inclusão social”, o que leva alguns economistas a criticarem as políticas seguidas pelo governo, por serem “um giro ortodoxo”. As tabelas levaram a se discutir esses conceitos e se concentrar nos aspectos financeiros, industriais e económicas dos desafios presentes e futuros.

 Comissão de Seleção: Estanislao málico, Zeolla Nicolas Andres e Javier Asiain Echaide

 Tema sugerido:

 – As mudanças necessárias no sistema financeiro argentino

 – Dívida externa e restrição de divisas

 – As barreiras à substituição de importações no século XXI

 – Estratégias de desenvolvimento e constrangimentos externos

 – ICSID, bits e Lei de IED

  

2) Os recursos naturais na América Latina

América Latina, como a África, parece destinada a ser o fornecedor de matérias-primas para os países de crescimento industrial chefe. Esta tendência, que se acentua com o aumento dos preços internacionais das commodities, gera poderosos atores econômicos que influenciam as políticas econômicas implementadas pelos governos de nosso continente. As mesas vão discutir os efeitos sociais e econômicos desse fenômeno, enfatizando políticas setoriais implementadas pelos governos.

Comissão de Seleção: Ernesto Mattos, Laura Alvarez, Julieta Godfrid, Gustavo girada

 Tema sugerido:

 – A soja no Cone Sul

 – Mineração na América Latina

 – Petróleo e gás na nova geopolítica regional

 – A relação entre China e América Latina

 

3) As experiências de integração regional na América Latina

 A integração regional é apresentada como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do nosso continente. Apesar de vários avanços institucionais notáveis, como a Unasul e CELAC, e outros efeitos econômicos (a Petrocaribe e a SUCRE), parece que a integração regional está longe de ter alcançado potencial atribuído a ela, enquanto no aspecto econômico-comercial algumas rachaduras aparecem em um Mercosul supostamente mais consolidado. As tabelas terão como objetivo mostrar a complexidade de um processo histórico, como é a integração na região, e considerar a apresentação de casos de relevância para a região.

Comissão de Seleção: Leonardo Granato, Nicolas Gutman, Damian Jacubovich

Tema sugerido: 

– Argentina, Brasil e o futuro do Mercosul

 – UNASUL e CELAC: rumo a novas instituições regionais?

 – Outros experiências de integração na América Latina

  

4) A economia social e cooperativas

A economia cooperativa e social são uma parte importante da economia nacional, e não podem ser separadas do ponto de vista da economia política do resto da disciplina. O aumento da visibilidade que levou o ator, a partir da crise de 2001, não deve nos fazer esquecer sua longa carreira na história do país. As tabelas serão enquadrados hoje para discutir a economia cooperativa e social, e caracterizar o progresso de 13 anos de crise econômica que viu o surgimento das empresas recuperadas.

Comissão de Seleção: Cooperativa Departamento de Centro Cultural da Cooperação

Tema sugerido:

– A economia social no desenvolvimento econômico nacional: os governos, políticas públicas e relações com as organizações da economia social

 – Empresas Recuperadas por Autogestão dos Trabalhadores

 – Desafios da Cooperativa de Trabalho na Argentina

 – Produção e consumo na economia social

  

5) Abordagens sociológicas para a economia

 

A abordagem interdisciplinar pode ser muito proveitosa, embora seja pouco utilizada pelos estudiosos da economia. Este eixo tem como objetivo apresentar as contribuições de pesquisadores de outras disciplinas para o estudo da economia, a fim de alcançar um melhor entendimento e uma maior integração entre os diferentes modos de ver a economia. As tabelas incidirão sobre o estudo da economia hoje de autores como Foucault ou Gramsci, principalmente focada no continente latino-americano.

Comissão de Seleção: Susana Murillo, Ivana Socoloff Maximilian Lagrarrigue, Sylvia Valdes Rodiguez Paola, Paula Buren, Damian Pierbattisti, Sonia Balza

Tema sugerido:

 – Racionalidades governamentais do neoliberalismo

 – Hegemonia, Estado e neoliberalismo na década Kirchner

 – Abordagem sociológica para o desenvolvimento