Fechar menu lateral

Mini-curso Modelos com Equações Estruturais

 

Estão abertas as inscrições para o Mini-curso Modelos com Equações Estruturais, que será ministrado pela Profª. Drª. Maria de Fátima Salgueiro  do Instituto Universitário de Lisboa.

O Mini-curso será realizado na Sala 03 – 2º andar – Faculdade de Economia nos dias 25/08 e 27/08/2014 no horário de 14 às 17h.

 

Para realizar a sua inscrição clique aqui!

 

 Resumo do Mini-curso:

Modelos com Equações Estruturais (Structural Equation Modelling) designa atualmente um framework integrador de um conjunto de modelos estatísticos, do qual podem ser considerados casos particulares os modelos de análise factorial confirmatória, de regressão linear múltipla multivariada (equações simultâneas), de equações estruturais global ou de análise factorial de segunda ordem. O modelo de equações estruturais global permite estimar, simultaneamente, um conjunto de relações de dependência entre variáveis, algumas das quais podem ser latentes, i.e., não directamente mensuráveis mas medidas a partir de um conjunto de indicadores manifestos, e sujeitas a erro de medida. São variadas e crescentes as áreas de aplicação deste tipo de modelos, incluindo a a Economia, Gestão, o Marketing e a Psicologia. Neste curso é feita uma breve resenha histórica deste tipo de modelos e apresentada a terminologia e notação comumente utilizadas. São apresentadas as equações e os pressupostos dos modelos, explicitados os métodos disponíveis para a sua estimação, e listadas medidas de aferição da qualidade do ajustamento modelo-dados. As potencialidades dos programas estatísticos atualmente disponíveis para estimação deste tipo de modelos são discutidas, e é proposta uma metodologia de modelação a seguir pelo analista. Durante o curso são dados  exemplos de aplicação em áreas das ciencias sociais. É ainda feita uma breve síntese de alguns dos desenvolvimentos mais recentes ao nível da estimação de modelos incorporando informação sobre o desenho amostral complexo, de modelos com dados omissos, e de modelos com trajectória latente (latent growth curve models). 

 

 Sobre a Professora:

A Professora Dra. Maria de Fátima Salgueiro é Professora Associada (com agregação) do Departamento de Métodos Quantitativos do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em Portugal. Suas principais áreas de atuação são modelagem estatística e metodologias para análise de dados em painel, com interesse especial em modelos de equações estruturais. Foi coordenadora de um projeto de pesquisa de grande financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal que envolveu pesquisadores do Reino Unido, Brasil e Portugal, entre os anos de 2007 e 2011. É autora de inúmeros artigos publicados em periódicos internacionais, incluindo Business Horizons, Journal of Marketing Education, American Journal of Theoretical and Applied Statistics, Quality and Quantity Journal, British Journal of Health Psychology, Multivariate Behavioral Research, International Journal of Academic Research, Psychometrika, Journal of Multivariate Analysis e Biometrika. Além disso, é autora de capítulos dos seguintes livros “Advances in Regression, Survival Analysis, Extreme Values, Markov Processes and Other Statistical Applications” e “Recent Developments in Modeling and Applications in Statistics”, ambospublicados pela Springer em 2013.