Fechar menu lateral

Convite Palestra ICE/UFJF

 

O Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora tem a satisfação de convidar Vª. Sª. para a Palestra de Abertura da Semana do ICE , dia 21 de outubro, às 10 horas, no anfiteatro do ICE.

 

Nesta oportunidade o *Prof. Pedro Luis do Nascimento Silva* apresentará o tema: “Qualidade de dados e pesquisas: planejamento, implementação e comunicação.”

 

Dados obtidos de pesquisas são cada vez mais utilizados para entender o mundo, formular, avaliar e monitorar o desempenho de políticas públicas, captar e formar opiniões, etc. Dados de qualidade requerem pesquisas bem feitas, e estas por sua vez, requerem organizações bem estruturadas e geridas. Nesta palestra discutiremos as principais abordagens existentes para planejar, gerenciar e monitorar a qualidade de dados e pesquisas praticadas pelas principais agências de estatísticas oficiais no Brasil e no exterior.

 

Palestrante: Prof. Pedro Luis do Nascimento Silva – Bacharel em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1980), Mestre em Matemática Aplicada – Estatística pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1988) e Doutor em Estatística – University of Southampton (1996). É Pesquisador Titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas e Presidente Eleito do International Statistical Institute (ISI). Tem experiência na área de Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: amostragem e métodos de pesquisa, análise de dados amostrais complexos, pesquisas amostrais domiciliares, estimação de variâncias, estimadores de calibração, crítica e imputação de dados, estimação em pequenas áreas, mapas de pobreza, pesquisas amostrais na avaliação de políticas públicas, estatísticas oficiais.

 

Maiores informações sobre a Semana da Estatística, clique aqui.