ITA abre processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Transporte Aéreo, Aeroportos e Infraestrutura Aeroportuária

Inscrições até 30 de abril

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abriu vagas para o Mestrado e Doutorado em seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG-EIA), nas áreas de Transporte Aéreo, Aeroportos e Infraestrutura Aeroportuária.

O setor de transporte aéreo e aeroportos é uma das atividades que mais vêm crescendo nos últimos anos no Brasil. A demanda por profissionais e pesquisadores qualificados na área tem sido impulsionada não apenas por programas governamentais e privatizações, mas também pela dinâmica empresarial desta indústria e de setores relacionados, como os de fabricação de aeronaves, combustíveis e construção civil. Além disso, toda a questão ambiental que envolve o setor, desde a emissão de poluentes até o ruído aeronáutico, bem como as problemáticas de meio ambiente relacionadas à infraestrutura nacional, causam preocupações das autoridades responsáveis. Os cursos de Mestrado e Doutorado em Transporte Aéreo, Aeroportos e Infraestrutura Aeroportuária do ITA foram criados para atender essa necessidade estratégica do País, conferindo aos alunos uma oportunidade única de se qualificarem em um campo emergente e fascinante do saber científico.

O PG-EIA possui as seguintes linhas de pesquisa: Aeroportos, Transporte Aéreo, Engenharia de Tráfego Aéreo, Sistema de Transportes, Engenharia de Pavimentos, Estruturas, Geomecânica Computacional, Geossintéticos, Hidrogeotecnia Ambiental, Infraestrutura Sanitária, Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Tecnologia de Solos Tropicais. É o único Programa de Pós-Graduação do Brasil, e um dos poucos do mundo, dedicado ao estudo da problemática do setor aéreo brasileiro e suas questões operacionais, gerenciais, ambientais e de engenharia civil. Maiores informações sobre o PG-EIA, suas áreas, linhas de pesquisa e professores podem ser encontradas em www.civil.ita.br/posgrad

Aos alunos que pretendem se dedicar em tempo integral e exclusivo ao curso, poderão ser concedidas bolsas de estudo. Há também vagas para alunos com dedicação em tempo parcial. Os candidatos passarão por quatro etapas de seleção: 1) avaliação curricular; 2) avaliação de Proposta de Pesquisa (no caso de candidatos ao Mestrado) ou Projeto de Pesquisa (no caso de candidatos ao Doutorado); 3) prova escrita; e 4) entrevista. As inscrições estão abertas até o próximo dia 30 de abril e poderão ser feitas pessoalmente ou via correio.

Maiores informações em clique aqui.